Sem categoriaVera Cruz

Surfistas elogiam torneio e pedem mais apoio

O sábado de sol levouamigos, familiares, curiosos e amantes do surf à praia do Acapulco, em Barra Grande, para assistirem a 2ª Etapa do Circuito Baiano de Surf Amador 2013. Realizado pela a FBSurf (Federação Baiana de Surf), o evento prestigiado pela Prefeitura Municipal foi elogiado pelos competidores, que agradeceram a ajuda e pediram mais apoio ao esporte.
“Campeonatos ajudam na minha carreira, que pretendo seguir. Mas, também me preocupo com os estudos, que para mim estão em primeiro lugar”, disse o atleta de Ilhéus Taiwan Chan, de 13 anos. Ele é vice-líder do circuito brasileiro, na categoria iniciante, e estará no Rio de Janeiro no final de novembro para mais uma competição.
Para o surfista de Vera Cruz Leonardo Otávio, de 31 anos, o ideal é garantir torneios aqui entre os meses de maio e setembro. “Graças ao apoio da Prefeitura, já tivemos outros torneios realizados pela Associação de Surf de Vera Cruz. Precisamos de mais campeonatos para desenvolver o esporte”, afirmou, lembrando que tem uma oficina de prancha e uma escolinha de surf em Barra Grande.
Cida Jaqueira, da Associação Baiana de Surf Feminino, destacou que, se já é difícil para o esporte, para as mulheres é mais ainda. “Faltam apoio e patrocínio. Antes, tínhamos um torneio específico. Com as dificuldades, tivemos que nos incorporar aos campeonatos da FBSurf, que abriu a categoria feminina”, disse.
A campeã baiana de 2012, Daniele Albuquerque, de 15 anos e natural de Salvador, reforçou a importância de apoio para o esporte. “Surf feminino é mais difícil. As ajudas que tenho com alguns patrocinadores dão para o básico. O restante, como passagens, é minha mãe que banca. O surf na Bahia ainda é muito pouco reconhecido”, enfatizou a 8ª colocada no ranking brasileiro e 5ª do Nordeste.
APOIO
Atento aos depoimentos, o prefeito Antonio Magno (PT) assegurou aos atletas e organizadores que a administração municipal ampliará o apoio ao esporte na cidade. “O esporte contribui para o desenvolvimento social e cultural da juventude. Ano que vem, vamos ajudar o surf, colocando ele no calendário esportivo de Vera Cruz. Estamos construindo a Escola da Cidadania, que incorporará modalidades esportivas em suas atividades”, afirmou.
Quem também reforçou a ideia foi o vereador Jorge Michelle, que levou a FBSurf para conversar com a prefeitura sobre o campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *