Setps Tem até dezembro para que amplie uso do bilhete único
A Prefeitura deu prazo máximo até 1° de dezembro para que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) implante a segunda fase do Bilhete Único. O Setps alegou dificuldades operacionais e pediu à Prefeitura um prazo de 60 dias para implantar a segunda etapa do programa, prevista originalmente para vigorar a partir desde domingo (03). Mas o prefeito ACM Neto só concedeu mais 28 dias ao sindicato patronal, avisando que quem não se adequar ao novo sistema a partir do dia 1° de dezembro poderá ser descredenciado e deixar de operar na cidade.
Na segunda fase do Bilhete Único, passageiros que pegam dois ônibus numa mesma região dentro de um período de duas horas pagarão apenas uma passagem, ou seja, R$2,80. Atualmente, tem direito ao benefício quem pega o ônibus na região A e o segundo, na B. Lembrando que a cidade é dividida em quatro regiões: Orla, Miolo, Centro e Subúrbio. Ou seja, quem sai de Plataforma (Subúrbio) e vai até Cajazeiras (Miolo) é beneficiado com o programa.
O Bilhete Único vale para usuários do Salvador Card, que corresponde aos cartões para estudantes, trabalhadores que recebem vale- transporte e proprietários do cartão para bilhete avulso. Apenas através do cartão é possível identificar o período em que o passageiro utiliza o sistema de transporte e os locais de deslocamento, permitindo a integração, o que não vale para pagamento da passagem em dinheiro. Para adquirir o cartão para bilhete avulso, o usuário precisa ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens, ou seja, R$5,60.
Foi publicada na última quinta-feira (31), no Diário Oficial do Município (DOM), a portaria n° 387/2013, que prevê a readequação das linhas de ônibus de modo a viabilizar o Bilhete Único. A portaria “estabelece a constituição de consórcio entre as empresas operadoras para execução da operação unificada dos serviços de transporte coletivo por ônibus de Salvador” e prevê que as mesmas apresentem “imediatamente para análise da Transalvador sugestões de racionalização e melhoria do sistema, mediante alteração das linhas e de conceito, visando principalmente a eliminação de superposição de percursos e horários, a economia de escala e a prestação do serviço adequado”.