NotíciasSem categoria

Mapa da Violência 2013: Simões Filho lidera lista de cidades violentas

professoraassassinadaCrimes que chocam e que não são cometidos fora dos limites do município, como alegam as autoridades para justificar o alto índice de homicídios, como o da jovem professora  violentada e assassinada quando retornava de mais um dia de trabalho em uma escola particular, garantem a cidade de Simões Filho, situada na região metropolitana de Salvador, o triste título de município mais violento do Brasil.
Segundo o Mapa da Violência 2013, divulgado hoje, o município de 119 mil habitantes ocupa a primeira colocação quando se compara o número de habitantes aos registros de homicídios ocorridos nos últimos doze meses. O Mapa ranqueia os municípios que possuem mais de 20 mil habitantes.
Mortes matadas por armas de fogo
Em todas as tabelas averiguadas pelo Opinião Bahia, o município de Simões Filho lidera o ranking de homicídios. A situação se agrava quando o assunto é morte de jovens. Na publicação Mapa da violência 2013,  homicídios e Juventude no Brasil, na página 60 , o autor Julio Jacobo Waiselfisz, afirma:
” Se para a população total Simões Filho da Bahia apresentava uma taxa  de 139,4 ( de homicídios), para os jovens essa taxa quase triplica: 378,9 homicídios por  100 mil jovens. Outro município: Rio Largo, de Alagoas, também  apresenta uma taxa juvenil que supera a marca dos 300 homicídios por  100 mil jovens.”. Em outro trecho, quando tenta explicar os motivos que elevam o índice de homicídios entre os jovens, o autor classifica os municípios com alto índices de mortes entre jovens, dentre outros critérios, como:
…Currais políticos tradicionais do coronelismo e pistolagem “. e cita os estados onde estas características são mais frequentes e seus respectivos município:
Seis municípios de Alagoas: Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Rio Largo e São Miguel dos Campos; Três da Bahia: Mata de São João, Porto Seguro e Simões Filho; Três do Pará: Ananindeua, Marabá e Marituba; Dois do Paraná: Campina Grande do Sul e Guaíra. . Além de Cabedelo, na Paraíba.

Secretaria da Juventude

Uma das promessas de campanha do atual prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, foi a a criação da Secretaria da Juventude que estaria responsável pelo cuidado com os jovens do município, capitaneado ações que valorizassem a cultura e a educação acadêmica e profissionalizante.
Lamentavelmente, o que se vê que as promessas perderam-se com o tempo e que, segundo os dados estatísticos apresentados pelo levantamento, os jovens de Simões Filho vêm pagando com a vida pela falta de estrutura municipal na promoção de políticas públicas que propiciem a segurança necessária para o crescimento profissional e educacional de seus jovens. Sem opções de crescimento, os jovens deixam de ser o futuro e passam a ser números de uma lista de mortes que assusta o Brasil
Opinião Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *