Instituto Parque Social começa a fomentar empreendedorismo nas comunidades
O prefeito ACM Neto e a presidente do Instituto Parque Social, Rosário Magalhães, inauguraram no dia (27) a nova entidade, que passa a fomentar o empreendedorismo nas comunidades de Salvador e a participação cidadã para o desenvolvimento local sustentável. Entre as novidades que o Parque Social vai trazer à cidade está a criação do Programa Comunidade Empreende, que tem a finalidade de disseminar a cultura de autodesenvolvimento comunitário, valorizando os recursos e talentos locais. Outra iniciativa também são os Núcleos de Estímulo ao Empreendedorismo, onde projetos voltados para a mulher, jovens, adultos e idosos vão capacitar e estimular uma ação cidadã efetiva e comprometida com o coletivo.
Para Rosário Magalhães, a instituição definiu esse foco por perceber a necessidade de ações sociais de relevância para o desenvolvimento de uma sociedade mais digna e justa. “O Parque Social é uma casa aberta às comunidades. É um portal de estímulo ao desenvolvimento das comunidades. Na atuação do Parque Social entendemos a capacidade das pessoas e comunidades como agentes de mudança do seu próprio destino. Para efetivação das ações, buscamos parceiros que, através de um real engajamento, otimizem e agreguem valor aos nossos resultados. Também é nosso compromisso a busca incessante pela profissionalização da gestão”, complementou.
Também voltado para a população, o Núcleo de Atendimento Comunitário (NAC) pretende apoiar, capacitar e instrumentalizar lideranças com atuação efetiva nas comunidades e dirigentes de organizações sociais. O intuito é fortalecê-los em suas atividades e contribuir para que atuem como agentes de transformação social, na busca por resultados. Através do NAC, segundo o prefeito, serão plantadas raízes permanentes nas comunidades com ações que vão além de um mandato. “Isso fortalece o empreendedorismo partir do diagnóstico das potencialidades de cada comunidade, desenvolvendo aquela atividade agregando novas ideias. O núcleo permitirá justamente que os representantes venham discutir quais as ações necessárias para fomentar o empreendedorismo”, avaliou Neto.
O Parque Social vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do (71) 2105-2600 ou do endereço eletrônicowww.parquesocial.org.br.
Agecom