Vice-presidente da Alba: interlocutor político nas causas indígenas marca mais uma vitória

Na tarde desta quarta-feira (16), o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Yulo Oiticica (PT), registrou mais uma vitória para os povos indígenas do Estado. Após reivindicar a reestruturação da carreira para professores indígenas que trabalham nas 18 escolas e educam cerca de 8 mil alunos nas tribos, o parlamentar conseguiu hoje a aprovação do requerimento de urgência que leva o projeto à votação no plenário.
“Essa é mais uma vitória dos movimentos organizados em defesa daqueles que foram os primeiros a habitar as terras de nosso país”, comemora o edil.
Oiticica também é membro da Comissão de Direitos Humanos da Alba, e considerado pela categoria como interlocutor no poder Legislativo, além de carregar em seu mandato popular a bandeira de luta por reivindicações históricas para categoria.
Entre suas prioridades com a categoria ainda está a urgência na demarcação de terras. Ao total são 54 mil índios no Estado da Bahia, de 21 etnias, que habitam 31 municípios e lutam para impedir as tentativas de retrocesso que ameaçam seus direitos.

