Vereador será candidato em 2014
Vereador Gilmar Santiago PT em seu terceiro mandato fala ao site Visão Cidade sobre a administração de ACM Neto e confirma que é candidato nas eleições 2014.
A mobilidade urbana?
A mobilidade urbana é um grande problema em Salvador. Nós temos um transporte público sem a capacidade de atender a demanda da população e, ao mesmo tempo, um aumento contínuo do fluxo de carros nas ruas, o que gera cada vez mais engarrafamentos e acidentes.
Para tentar minimizar esses efeitos, o governo Wagner executou algumas intervenções urbanas e outras que ainda estão em andamento. Entre elas posso citar o Sistema Viário 2 de Julho na região do Aeroporto Internacional, a Via Expressa que ligará a BR até a região do Porto de Salvador, o Viaduto Narandiba/Imbuí, dentre outras. São obras de grande impacto na cidade e que visam melhorar o trânsito. Os viadutos da Rótula do Abacaxi, por exemplo, já estão dando resultado. Uma recente construção que melhorou o trânsito da região e melhorou o engarrafamento nos horários de pico. Contudo, é fundamental aprimorar e incentivar a utilização do transporte público, que é o mais viável nos centros urbanos não só por conta dos engarrafamentos, mas, sobretudo, do ponto de vista sócio-ambiental.
Temos muito que melhorar, mas já estamos caminhando.
A saúde em Salvador?
A saúde em Salvador encontra-se precária. São postos sem médicos, sem medicação, sem equipamentos, sem segurança, sem outros pontos fundamentais para dar condições de trabalho. Isso deixa a nossa população sem amparo e a rede estadual fica superlotada. Os hospitais deveriam ser utilizados para atendimentos mais complexos. As UPA’s funcionam, mas também encontram algumas dificuldades, principalmente no contingente de funcionários.
Além disso, reforma de posto de saúde não resolve muita coisa. Tem que ter pessoal para trabalhar, médico, técnico, equipamentos em boas condições e eficiência no sistema de marcação de consulta. Tudo isso tem que funcionar bem para que a nossa população tenha uma saúde de qualidade ofertada pelo município.
Ainda falando sobre a saúde de Salvador, o programa Saúde da Família, que é fundamental para as comunidades, não está funcionando direito por falta de estrutura, além de vários outros programas importantes. Posso citar também o programa Mais Médico, do Governo Federal, que, inicialmente foi alvo de críticas e de posições contrárias à sua execução, mas que já ganhou a opinião público com o seu objetivo de tentar amenizar a situação que hoje se encontra a saúde, através da medicina preventiva, sobretudo nas áreas mais carentes da cidade. Já está em funcionamento e irá ajudar as localidades mais necessitadas. Estarão nos postos de saúde mais distantes onde muitos dos nossos médicos não quiseram ir. É um programa novo para os brasileiros, interessante e bastante positivo para a nossa população.
O voto secreto?
Acho o voto secreto uma covardia com a população. As pessoas votaram e nos elegeram para defender o interesse coletivo e na hora de votarmos os projetos nos escondemos? Não está certo. Por isso que, desde o início de agosto deste ano, assim como outras Casas Legislativas do Brasil, aprovamos o fim do voto secreto na Câmara Municipal de Salvador. Agora temos que lutar para conquistar o voto aberto também. Será fundamental a todos os soteropolitanos saber a posição daquele vereador que o representa.
Os nove meses da administração de ACM Neto?
O governo de ACM Neto está a quem da expectativa da cidade nesses nove meses de gestão. Até agora não pudemos encontrar nenhuma obra importante foi realizada.
A cidade está visivelmente abandonada com buracos e entulhos por todos os cantos. Tenho certeza que a situação seria melhor caso Nelson Pelegrino tivesse vencido a última eleição. A relação com a população e a participação social seria estabelecida de outra forma. Não teríamos problemas com as baianas que hoje brigam contra uma faxina étnica que querem impor nas areias da orla e os artesãos localizados em frente ao Mercado Modelo, que já estão lá por muitos anos, não estariam passando pelo constrangimento de serem expulsos, como está acontecendo na gestão de Neto.
Hoje estamos vendo a bancada do governo na Câmara Municipal aprovar projetos de interesse deles através de um “rolo compressor”. Sem debate, sem esclarecimentos, sem nada! Foi assim com a matéria da Reforma Tributária, assim está sendo com o reajuste do IPTU e essa semana tivemos mais um exemplo da truculência deste governo em uma audiência pública, ao colocar em processo licitatório o projeto da “Linha Viva”, que irá prejudicar milhares de pessoas com a sua execução, sobretudo a comunidade de Saramandaia. Na audiência, havia pouquíssimos representantes das comunidades impactadas.
.É candidato nas próximas eleições?
Serei! Fui candidato a Deputado Estadual em 2010 e novamente serei em 2014. Estou no meu terceiro mandato como vereador de Salvador e acho que a renovação nas Casas Legislativas é algo fundamental. Acredito que posso contribuir muito com Projetos de Lei avançados e com políticas públicas na Bahia, a partir da atuação na Assembléia Legislativa. É hora de ouvir as necessidades de todo o povo baiano e, por esse motivo, resolvi me candidatar para atender a nossa população.
A sucessão estadual e federal em sua visão?
Será uma eleição muito concorrida. Com novos nomes e com candidatos consagrados. Hoje, nós temos representantes qualificados na ALBA, que tem realizado um bom trabalho conjunto com o Governo Estadual. Porém, como disse, sou a favor da renovação. Acredito que em 2014 teremos candidatos capazes de assumir um primeiro mandato e dar resultado positivo a população da Bahia.
Na sucessão federal nós, do PT, temos representantes que fazem um excelente trabalho em Brasília e que estão trazendo diversos benefícios para o nosso estado. Acho que o nosso quadro está bem representado e pode ficar ainda mais.
A educação/ O que e necessário para melhorar?
No nosso município muita coisa precisa melhorar. Os nossos professores precisam ser mais valorizados, as nossas escolas precisam ser mais bem cuidadas, os funcionários precisam de respeito, tudo isso precisa melhorar.
No local de programas como Alfa e Beto com conteúdo racista, precisamos implementar a lei 10.639/03 que estabelece a diversidade tendo como base a contribuição dos povos africanos no Brasil, e investir na formação pedagógica para melhorar os indicadores do IDEB no nosso município.
Transporte público/ O metrô será solução para Salvador?
Hoje temos um transporte público deficitário em nossa cidade e que atuam de forma precária. O Movimento Passe Livre foi o maior exemplo que tivemos este ano que exemplifica isso. Salvador é uma das capitais onde a passagem do ônibus é mais cara e não temos retorno. Não temos qualidade no serviço. Os estudantes são os que mais sofrem, pois pagam uma tarifa cara para irem às escolas e ainda sofrem com o atraso, ônibus lotados, sujos, falta de segurança, por esses e alguns outros motivos que a população foi às ruas e solicitou passe livre.
O metrô de Salvador foi por muitos anos uma piada nacional. Era um elefante branco dentro da cidade, mas tenho certeza que com o Governo do Estado a frente das últimas obras, a Linha 1 entrará em funcionamento no ano em vem e a linha 2 até 2015. Assim, o trânsito será desafogado e serão beneficiados aqueles que moram nos bairros mais afastados.