Saiba quais são as causas da hipertensão
Silenciosa, a hipertensão vai chegando aos poucos, sem que a pessoa perceba. Suas consequências, no entanto, são alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pressão alta é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais. E o número de hipertensos não para de crescer. Hoje, no Brasil, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada.
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, o índice de pacientes com idade entre 18 e 24 anos é de 8% contra 50% para a faixa etária acima de 55 anos. O diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%), do que em homens (20,7%). Entre os principais causadores da doença estão o cigarro, o sedentarismo, a obesidade e o álcool.
– 90% dos casos de hipertensão não têm suas causas claramente definidas, estamos falando da hipertensão arterial essencial ou primária.
Entretanto, alguns fatores podem influenciar esta hipertensão essencial (alimentação muito gordurosa, genética, estresse, idade, obesidade, dentre outros)
Vírus e hipertensão ?
De acordo com um estudo realizado por médicos chineses e publicado em agosto de 2011, a hipertensão arterial pode ser provocada por um vírus. Este último é o citomegalovírus (CMV), o vírus provoca infecção na maioria dos seres humanos em algum momento de suas vidas, não apresentando sintomas e, portanto, muitas vezes passa despercebida. A descoberta pode levar ao desenvolvimento de uma vacina que impeça a ocorrência da hipertensão. No entanto, a investigação está em fase preliminar e é atualmente prematuro prever uma data para o lançamento da vacina.
– Em 10% dos casos em que conhecemos as causas da hipertensão, falamos de hipertensão secundária. As causas desta hipertensão podem ser: problema do sistema renina-angiotensina (hormonal), problemas renais, arteriosclerose, síndrome de Cushing, doenças da tireóide, uso de medicamentos (antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes nasais, inibidores de apetite, etc), dentre outras causas.
Dentro das causas de hipertensão primária, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares figuram um dos principais motivos de desenvolvimento de pressão alta. O excesso de consumo de sal na alimentação, a ingestão de comidas gordurosas e a falta de atividade física, contribuem para o aparecimento de pressão alta.
(Cria Saúde/IG)