Projeto de Tiago Correia é aprovado e Prefeitura pinta faixas para motos e bicicletas
A Prefeitura de Salvador começou a pintar nesta terça-feira (30) as faixas exclusivas para a parada de motos e bicicletas em cruzamentos e semáforos da cidade. A decisão de instalar as faixas foi tomada depois que o vereador Tiago Correia (PTN) apresentou um Projeto de Indicação (703/2013) que foi aprovado por unanimidade pela Câmara. “As faixas trarão maior conforto e segurança para os condutores de automóveis, de motocicletas, de bicicletas e também para os pedestres. A grande vantagem é que as faixas aumentam a visibilidade das motos à frente dos carros; evitam a aglomeração das motos ao lado dos automóveis e tornam a largada do semáforo mais segura”, afirmou o vereador.
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, disse que as primeiras faixas de retenção foram pintadas em frente ao Ceasa (Rio Vermelho) e Hiperposto Iguatemi. “Também vamos adotar o mesmo modelo nos semáforos em todos os grandes cruzamentos da cidade.” De acordo com Fabrizzio Muller, os pictogramas das motos e bicicletas serão pintados ainda esta semana. “Mas quem passa pelos locais já percebe que há duas faixas de retenção pintadas.”
De acordo com Fabrizzio Muller, após a demarcação, as bicicletas e motos vão ficar em uma faixa entre 2,5 e 3 metros da área determinada para pedestres. “Com isso, ao abrir o sinal, as motos e bikes partem à frente, proporcionando muito mais segurança para seus condutores, disse Muller. Em Salvador, segundo o superintendente da Transalvador, as motos ficarão no centro da pista e as bicicletas, nas laterais.