Começa segunda-feira (23) a 1ª Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental
Uma apresentação do Coral do Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen) marcará a abertura, no dia 23, às 14h, na Assembléia Legislativa, da 1ª Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. Promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), a semana se estenderá até o dia 25, e tem por objetivo discutir temas relacionados com a atuação da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Estado da Bahia, com representantes do parlamento e dos setores produtivo, governo e sociedade civil.
Na programação consta, ainda no dia 23, às 15h30, no Plenarinho, o Painel: “Segurança do Paciente com Enfoque no Risco Sanitário”. No dia 24, estão marcados dois painéis: O primeiro será às 9h, sobre Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, e o segundo às 14h, sobre “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária: Consulta Pública ANVISA Nº 37/2013, ambos no Plenarinho. Finalizando a Semana, no dia 25, a partir das 9h, no Auditório Jutahy Magalhães, acontecerá a Audiência Pública sobre “Descentralização e Financiamento em Vigilância Sanitária”.
A Vigilância Sanitária é definida por um conjunto de ações, capaz de eliminar, diminuir ou prevenir risco à saúde, e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
As ações de vigilância sanitária são de fundamental importância para a saúde pública, no âmbito da prevenção e controle dos riscos, proteção e promoção da saúde, exercendo um papel importante na estruturação do SUS, em função da sua ação regulatória sobre os produtos e insumos, de sua ação normativa e fiscalizatória sobre os serviços prestados e de sua permanente avaliação e prevenção do risco à saúde.