PolíticaSem categoria

Câmara celebra Dia do Advogado

A Câmara Municipal de Salvador comemorou em sessão especial, na noite desta terça-feira (13), o Dia do Advogado, celebrado 11 de agosto. O local não poderia ser mais propício para a homenagem. No plenário que leva o nome de Cosme de Farias, um dos maiores rábulas da história do Brasil, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), propositor da solenidade, destacou a importância da categoria para o fortalecimento da democracia no país.
O vereador Luiz Carlos Suíca, que estuda o curso de Direito na Faculdade Rui Barbosa, relatou, emocionado, que ser advogado é um sonho de infância e ressaltou a necessidade de a Justiça ser mais acessível à população, principalmente de baixa renda e periférica.
“Essa sessão é muito mais que especial para mim. É a realização de um sonho que se fortalece cada dia mais. Um sonho de um menino pobre, negro, que quer virar advogado e que pretende usar isso como ferramenta para defender o povo pobre desse país”, declarou Luiz Carlos Suíca.
Advocacia fértil
“O papel da advocacia no processo democrático atual” foi tema das palestras do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Bahia), Luiz Viana Queiroz, e do advogado tributarista e vereador de Salvador, Edvaldo Brito (PTB).
“A iniciativa desta sessão especial foi gloriosa. Esta solenidade não é festa para o advogado, é uma festa para a advocacia. Falar de advocacia é algo fértil. É mais importante do que o advogado porque faz parir a defesa dos direitos dos necessitados”, afirmou o vereador Edvaldo Brito.
“Dias como esse me enchem de orgulho como cidadão, sobretudo na Casa do Povo. Nossos vereadores são chamados a legitimar os seus mandatos todos os dias e todas as horas. Essa legitimação cotidiana, impõe, não apenas uma formalidade democrática, mas aquilo que chamamos de representação dos anseios daqueles que depositam a confiança nesses vereadores”,  afirmou Luiz Viana.
O assunto também foi debatido por outras instituições e profissionais convidados na sessão especial que foi presidida pelo vereador Waldir Pires (PT). Defensoria Pública, Centro Acadêmico Rui Barbosa da Faculdade de Direito da UFBA, e o advogado do Sindicato de Trabalhadores em Limpeza da Bahia, Eduardo Feijóo também defenderam o papel do advogado para o fortalecimento da democracia.
A mesa da sessão contou, ainda, com a defensora-pública, Vitória Beltrão; e o integrante do Movimento Passe Livre, Marcos Mousse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *