SalvadorSem categoria

Vereador Apresenta Projeto de Lei que prevê tolerância de 15 minutos no Zona Azul.

Uma das necessidades mais básicas do ser humano é a locomoção. Nos dias de hoje não é diferente, apenas a forma como esta locomoção é realizado foi alterada. No lugar de longas caminhadas, substituí-se o andar a pé pela locomoção através do automóvel.
Em Salvador, segundo dados do DETRAN, são cerca de 580 mil veículos particulares, mais de dois mil ônibus também circulam pelas ruas da terceira maior cidade do Brasil. Como resultado, cidade engarrafadas e sem vagas para estacionamento. Fato que obriga o poder público a criar áreas específicas para que os automóveis sejam deixados.
Em salvador, áreas públicas destinadas a estacionamento de veículos são denominadas Zonas Azul. Nelas os proprietários podem deixar seus veículos em troca do pagamento de uma taxa estimada em R$ 2,00. O problema é que tanto faz ficar 1 minuto ou 6 horas, o cidadão paga o valor cheio, sem tolerância para curtos períodos de utilização.
Com o objetivo de minorar este problema, o Vereador Palhinha apresentou Projeto de Lei que prevê tolerância de 15 minutos para usuários do Zona Azul. Caso seja aprovada pelo Plenário da Câmara, os motoristas que estacionarem nestes espaços e no máximo em 15 minutos ficam isentos da taxa.
Palhinha avalia que, muitas vezes as pessoas vão apenas pegar algum documento ou realizar uma compra rápida. Não justifica o pagamento da tarifa se a vaga não ficar ocupada por mais de quinze minutos.
Além de desonerar o bolso do cidadão, Palhinha avalia que esta medida reduzirá o estacionamento em fila dupla, prática irregular segundo as normas de trânsito, e ajudará na fluidez do trânsito: “Sabendo que não serão tarifados por uma parada rápida, com no máximo 15 minutos, o cidadão que precisa realizar a entrega de um documento ou qualquer tarefa rápida, não utilizará destes expedientes. Avalio que poderemos contribuir para a redução das infrações e da lentidão no trânsito de Salvador com esta medida.”
O Projeto de Lei sobre a isenção de cobrança para motoristas que permanecerem menos de 15 minutos na Zona Azul tramita na Câmara Municipal de Salvador e, em regime normal, deve ser votado até o fim deste ano (OpiniãoBahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *