Qual a importância dos jovens para o desenvolvimento sustentável?
A juventude é a solução e não um problema – é assim que a Organização das Nações Unidas (ONU) enxerga os jovens. Por quê? Segundo a instituição, as pessoas mais novas têm capacidade de reivindicação, criatividade aguçada, espírito crítico na identificação de soluções inovadoras e vontade de mudança.
“Se lhes forem ofertado um ambiente favorável, eles podem aproveitar as possibilidades oferecidas e depositar esforços em ações que beneficiarão o desenvolvimento sustentável, consolidando a democracia e cultivando uma cultura de paz, durante o presente e pelas gerações futuras”, afirmou o documentoEmpowering Youth, lançado no final de 2012, pela Unesco.
A capacidade de empreender com responsabilidade social e ambiental está presente em projetos como os de Bárbara Wolff, que, aos 25 anos, acumula a experiência de desenvolver, junto com outros jovens, iniciativas como Sonho Brasileiro, Nós.vc, MateriaBrasil, Portal Impulso, Estaleiro Liberdade, Mineo e o Catarse, o principal site de financiamento coletivo do Brasil.
Outra iniciativa honrosa é a dos jovens de Santa Catarina, Gabriel Gomes, Luciano Braga e Giovani Groff – criadores do Shoot the Shit, portal que foi desenvolvido com o objetivo de expressar a criatividade e acabou sendo peça chave na reclamação de problemas públicos de Porto Alegre. Os jovens são conhecidos como “os meninos do golfe” e o motivo é simples: resolveram criticar o problema dos buracos nas ruas da cidade jogando golfe.
O consultor em gestão empresarial, Waldez Ludwig, defende que o jovem está sempre certo em relação ao futuro. “O público mais velho sempre fará parte do consumo das coisas, mas, se você quer saber pra onde o mundo vai, pergunta a um jovem”, comentou à Exame.com.
Pensando no futuro, a ONU tem promovido cursos e eventos que convocam a participação dos jovens. A organização tem estratégias, até 2021, de capacitação e estímulo para a juventude no processo do desenvolvimento sustentável.(EcoD)