SalvadorSem categoria

Câmara de Vereadores de Salvador é ocupada por manifestantes do “MPL”

Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) presentes na Câmara Municipal de Salvador nesta segunda-feira (22), alguns estavam acorrentados na esperança de serem atendidos pelo prefeito ACM Neto,foi lida pelos membros uma pauta de reivindicações e entregue para poucos vereadores presentes, pois não houve quórum na casa. 

Carta Da Ocupação

Nós, CIDADÃOS SOTEROPOLITANOS,
Estamos aqui para reivindicar respeito à voz popular e aos anseios do povo, com o objetivo de um transporte público de qualidade e acessível a toda população. já que o prefeito não acatou nossos pedidos e nos fez de bobos na audiência pública, onde ele poderia ter protagonizado o principio da solução, abrindo o dialogo e mostrando respeito ao esforço do MOVIMENTO PASSE LIVRE SALVADOR que foi democrático ao procurar a via do dialogo aberto antes de radicalizar para uma negociação mais dura.
Neste momento estamos ocupando a casa do povo, que, por ser do povo, não se trata de INVASÃO, a Câmara Municipal de Salvador é um ambiente de história e de alto valor cultural, nós de forma livre e consciente, sem nenhum ato de vandalismo ou esbulho, ficaremos aqui sitiados, após essa sessão aberta, sem cometer nenhum dano a esse patrimônio histórico, iremos inclusive filmar e fotografar periodicamente e publicar na internet, para fins comprobatórios futuros, que nossa atividade dentro do espaço da câmara, foi ordeira e nos ritos do respeito ao patrimônio publico municipal.
Lutamos por nada mais que uma vida sem catracas, onde cidadãos terão direito a cidade e aos serviços públicos de forma universal, mas acreditamos que antes de programar o PASSE LIVRE podemos com as exigências a seguir, iniciar um processo de vitórias em prol da mobilidade urbana, sustentável e acessível.
Nossas reivindicações são justas e palpáveis, bastando apenas vontade política do prefeito e só sairemos daqui quando formos atendidos, pedimos ainda um tratamento justo e sem violência por parte do governo municipal e da policia militar, em vista do caráter pacifico e ordeiro de nossa ocupação.
São nossas reivindicações:
1) Redução IMEDIATA da tarifa para R$2,50 por causa da redução dos impostos federais dados pela presidenta DILMA, que ao invés de reduzir a tarifa, aumentaram a possibilidade de lucro do empresário, o que é o mesmo que um reajuste, já que a cidade não teve aumento, mas o empresário, aproveitou dessa desoneração como se fosse aumento e penaliza o povo soteropolitano.
2) Ampliação do “Domingo é meia”, para o usuário de “Salvador Card”, como também o fim da taxa de revalidação do “Smart Card”
3) Bilhete Único com duração de 4 horas, que poderá ser reduzido em momento futuro para 3 horas, quando houver corredores especiais para ônibus, já que no quadro atual com engarrafamentos, o bilhete de 3 horas não seria suficiente.
4) Ônibus 24 horas entre os principais terminais e logradouros da cidade contemplando a orla, centro, subúrbio e a região do miolo da cidade.
4) Abertura da planilhas escusas da SETPS, que possibilita saber o lucro dos empresários, e acesso ao anuário de transporte que está na biblioteca da TRANSALVADOR.
5) Criar o conselho municipal de transporte com poder deliberativo e composto de forma tripartite por representantes do poder público, trabalhadores do transporte e representantes da sociedade civil eleitos democraticamente.
6) Realização da Conferência Municipal de Transportes convocada pelo Conselho Municipal de Transporte, para debater entre outras coisas a implementação do PASSE LIVRE via decreto municipal, com a participação do governo estadual e federal na formação do fundo para esse fim.
Pedimos a todos que nos apoiam, que se juntem a nós fazendo vigília na frente da Câmara, enquanto estivermos aqui dentro lutando por melhorias da nossa tão sofrida cidade do Salvador.

SALVADOR, julho, MOVIMENTO PASSE LIVRE SALVADOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *