Árbitro de futebol é ou não profissão?
Uma figura muito questionada dentro do mundo esportivo mais evidente nas competições de futebol seja ela estadual, nacional ou internacional, o árbitro (juiz) que são profissionais que exercem a arbitragem como um complemento por serem normalmente reconhecidamente em outra profissão no Brasil, principalmente são peças que muitas das vezes são passivas de erros, porém não são punidos pelas entidades por não serem profissões regulamentadas, em um país que tenta moralizar o futebol com a profissionalização dos clubes e os dirigentes,muitos trabalhos durante o decorrer das competições caem por “água abaixo” por falta de critério até mesmo a falta de ética por não serem profissionais.
O árbitro (no Brasil também chamado de juiz) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre. Geralmente os árbitros são designados/nomeados pelas organizações ou associações responsáveis pelas diferentes modalidades esportivas. O árbitro pode permanecer dentro do campo de jogo (ex: futebol e boxe) ou fora dele (basquete, Voleibol e futsal).
No futebol, desporto regulado pela FIFA e acm, a figura do árbitro está prevista na regra cinco das leis do jogo. A partida de futebol também conta a presença de mais dois árbitros assistentes, também conhecidos como bandeirinhas, e com um quarto árbitro (ou árbitro reserva). Cada regulamento de competição determina quem deverá substituir quem, caso algum dos componentes não se sinta bem, se lese ou falte à partida à qual foi designado. Os árbitros assistentes estão previstos na regra seis. As regras do jogo são revistas e, se necessário, modificadas, na reunião anual realizada pela entidade International Football Association Board (IFAB). Esta entidade é composta por oito cadeiras: quatro da FIFA e mais quatro dos países fundadores (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda).
Cada partida é dirigida por um árbitro, o qual terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. Ele trabalhará em cooperação com os árbitros assistentes e o quarto árbitro. Segundo a regra, as decisões do árbitro sobre fatos em relação ao jogo são definitivas. O árbitro poderá modificar a sua decisão unicamente quando percebe que é incorreta ou, se o julga necessário, conforme uma indicação por parte de um árbitro assistente, sempre que ainda não tenha reiniciado ou terminado a partida.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é quem publica e faz cumprir as determinações expedidas pela FIFA. O livro de regras oficial da CBF pode ser encontrado no site: CBF (Livro de regras)