SEMPS Vai a rua no dia 30 Para garantir direitos dos jovens e idosos
Equipes de abordagem e técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) retornam à Arena Fonte Nova e entorno neste domingo (30), dia em que Italia e Uruguai disputam o 3º lugar da Copa das Confederações, para assegurar que os direitos de crianças e adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua sejam preservados. O grupo será formado por 110 pessoas (profissionais e voluntários) incluindo, além do pessoal da SEMPS, Ministério Público Estadual, Juizado da Criança e Adolescente, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (SEDES), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCA), Conselho Tutelar e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Nas ações realizadas nos dias 20 e 22 de junho, quando também houve jogos pela Copa das Confederações na Fonte Nova, o trabalho foi intenso, resultando em 59 registros, envolvenmdo crianças e adolescentes. As equipes de abordagem identificaram 35 crianças e 22 adolescentes que estavam em companhia dos pais desenvolvendo algum tipo de trabalho durante os jogos ou festas realizadas antes e após as partidas.
Os responsáveis foram orientados quanto o horário de permanência nas ruas – no máximo até até 22h – e a necessidade de portar documentos dos filhos, e informados que as equipes da SEMPS não permitiriam casos de violação de direitos.
Durante os plantões foram encaminhados para o Centro de Convivências para Crianças e Adolescentes, local criado apoiar o trabalho das equipes de abordagem, dois adolescentes que perambulavam pelas ruas apresentando disturbios. Os profissionais prestaram os atendimentos necessários para acolhimento, higiene e alimentação dos menores, fizeram contato com os familiares dos mesmos e realizaram o encaminhamento para o Centro.