Novo vírus similar ao da SARS matou 30 pessoas no mundo, diz OMS
Um vírus pertencente à mesma família do vírus causador da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave, na sigla em inglês) já causou 30 mortes no mundo desde que foi identificado pela primeira vez, em setembro de 2012. O número foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira após a confirmação de três mortes pela infecção na Arábia Saudita.
A OMS se refere à infecção pelo novo vírus como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS). De acordo com o órgão, a doença afetou 50 pessoas em todo o mundo, a maioria na Arábia Saudita. Outros casos foram registrados em Qatar, Jordânia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e França.
O novo vírus, chamado NCoV, pertence à família coronavírus, que inclui tanto a gripe comum como a SARS, disseminada a partir da Ásia no final de 2003, matando 775 pessoas. Segundo a OMS, esse novo vírus se difere da SARS principalmente porque provoca insuficiência renal de forma rápida. A organização, que ainda não sabe qual é a fonte do vírus, prevê enviar nos próximos dias duas equipes, uma para a Arábia Saudita e outra para a Tunísia, para investigar a origem das contaminações.
(Veja)