Os congestionamentos que tem crescido a cada dia em Salvador são um grande desafio do Prefeio ACM Neto, que durante a campanha prometeu trabalhar duro para solucionar. Várias, obras, algumas em parceria com o Governo do Estado podem minimizar essa demanda. Em entrevista a Tribuna da Bahia, o Secretário da casa Cívil, Albérico Mascarenhas, anunciou a ligação do Iguatemi a Estação da Lapa através da Via Expressa. Um dos pontos mais críticos da capital. A obra seria feita através de uma parceria público-privada. “Estamos estudando um conjunto de intervenções com viadutos, com linhas exclusivas de ônibus, que ligará do Iguatemi até a Lapa. Talvez seja essa a primeira PPP que nós estamos pretendendo fazer na cidade”, antecipou o titular da Casa Civil de Salvador.
Mascarenhas também falou sobre os primeiros meses da administração do prefeito ACM Neto. “Hoje existe uma nova postura, uma nova forma de gestão para a cidade. Foram quatro meses, indo para o quinto mês, identificando problemas, fazendo o diagnóstico de todas as dificuldades que a cidade tem. Nós estamos falando na parte financeira, de uma dívida de curto prazo de R$ 560 milhões que foi herdada da administração passada, estamos falando de um orçamento que não vai ser realizado completamente no lado da receita e no lado da despesa, algumas despesas subestimadas – a folha de pessoal está subestimada em R$ 100 milhões no orçamento”.
Sem esconder as dificuldades encontradas na prefeitura, principalmente de ordem financeira e administrativa, o Secretário comentou sobre questões como o transporte público e a mobilidade urbana dentre outros. Em relação a nova licitação para os coletivos que fazem o transporte público Mascarenhas explica. “A nova licitação dos ônibus já passou por uma apresentação da comissão que está trabalhando isso, um novo modelo de sistema de ônibus de Salvador, a requalificação. Nós vamos exigir ônibus de melhor qualidade para a população, nós vamos redesenhar todas as linhas e estamos preparando o edital de licitação”, disse o secretário.
Mascarenhas também classificou como cordial a relação da Prefeitura com o Estado. “Dentro do esperado, um clima de total cordialidade, profissional, republicano. Tenho mantido contato sempre com o secretário Rui Costa (Casa Civil) em assuntos que são de interesse das duas áreas, estamos agendando para a próxima semana com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, para alinhar todas as ações da Conder na cidade com as ações da prefeitura para que não haja o retrabalho ou para que as duas não estejam atuando em projetos com a mesma área, isso finalmente está acontecendo”.
(Tribuna)
Relacionado