SaúdeSem categoria

Classe de remédios pode reduzir incidência de câncer de mama em 38%

Classe de remédios pode reduzir incidência de câncer de mama em 38% thumbnail
Medicamentos moduladores hormonais podem reduzir em 38% o aparecimento de câncer de mamae m mulheres saudáveis. Foio que apontou um estudo realizado pelo Instituto Cancer Research UK
Uma equipe de pesquisadores examinou os registros de mais de 83 mil mulheres para avaliar quatro medicamentos específicos, sendo eles tamoxifeno, raloxifeno, arzoxifene e lasofoxifene. Estes são conhecidos como moduladores seletivos dos receptores de estrogênio – SERMs. Conforme comunicaram, esta é a primeira análise de estudos clínicos envolvendo este tipo de medicamento, que evitam que o estrogênio faça as células da mama se multiplicarem no caso de tumores de mama hormonais.
As mulheres, mesmo estando saudáveis, que têm histórico da doença na família, lesões precursoras do câncer e/ou mutações genéticas que aumentam a chance de desenvolver a condição podem tomar as drogas.
Já era de conhecimento dos pesquisadores que os remédios reduzem o risco de câncer de mama. Porém, eles informaram ter desconhecido, até então, a duração do efeito protetor das drogas.
Nos primeiros cinco anos, quando as mulheres se medicavam, houve uma queda na incidência da doença, com 376 casos de câncer de mama contra 594 entre aquelas que não estavam tomando SERM, o que representa uma redução de 42%. O benefício foi estudado até cinco anos após as mulheres deixarem de tomar os remédios : 211 casos de câncer de mama em mulheres que tinham tomado SERM comparado com 258 naquelas que não tinham,  redução de 25%
Informações de Portal R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *