Projetor que faz game ‘sair’ da tela poderá ser usado em novo Xbox
Oprotótipo de um projetor que faz o jogo de videogame sair da tela, o IllumiRoom, da Microsoft, poderá ser usado novo Xbox, de acordo com um vídeo de apresentação da tecnologia feito pela empresa.
Neste vídeo, o IllumiRoom é descrito como “um projetor que vai ficar na mesa de centro da sala e cercar a TV com imagens projetadas”. Além disso, que este projetor usaria “um console de nova geração”. A comunicação entre o projetor e o videogame seria sem a necessidade de fios. As produtoras poderiam desenvolver os jogos já pensando em usar esta tecnologia.
O IllumiRoom foi apresentado na feira Consumer Electronic Show (CES) em janeiro de 2013 e tem como proposta expandir a ação do game para fora da tela. Isso faz com queos tiros dos inimigos, luzes e explosões irem em direção ao jogador e se espalharem. Em jogos no espaço, as estrelas se espalham pelo quarto. á em jogos de tiro em primeira pessoa, em que o gamer observa a ação do ponto de vista do personagem, a tecnologia expande o ambiente do jogo para as paredes da casa.
Entretanto, segundo reportagem do site “Joystiq”, esta tecnologia só teria condições de ser demontrada em julho. Se isso ocorrer, impossibilitaria a Microsoft de mostrar o IllumiRoom no possível anúncio do novo Xbox, previsto para 21 de maio, e para a feira Electronic Entertainment Expo (E3), que ocorre entre os dias 11 e 13 de junho.
De acordo com o vídeo publicado pela Microsoft (clique aqui para assistir), a tecnologia escaneia o cômodo da casa, identificando o local dos objetos e compensando sua posição para apresentar uma imagem com mais qualidade. Desse modo, vasos, plantas, prateleiras ou mesas não irão atrapalhar na sensação de imersão que o projeto propõe. E, segundo o vídeo, estes mesmos objetos que estão na sala após escaneados podem ganhar alguns efeitos como riscos, dando a sensação de que foram desenhados, e “vibrar” quando há uma explosão no game, por exemplo.
A descrição do Ilumiroom pela Microsoft diz que o dispositivo “foi desenvolvido para aumentar a imersão dos games unindo o mundo virtual com o real ao se projetar imagens. Tudo o que aparece no vídeo [divulgado] acontece em tempo real. Não foram usados efeitos especiais.”
A Microsoft não disse quando essa tecnologia será lançada e nem em quais condições ela deve ser usada (em um quarto escuro, por exemplo, ou se ela funcionará com a luz do dia entrando pela sala do usuário). Entretanto, documentos da empresa que vazaram na internet em 2012 e que apontam informações sobre o videogame sucessor do Xbox 360 citam uma tecnologia similar, que expandiria a ação dos jogos para fora da TV. Óculos de realidade aumentada também estariam nos planos da companhia.
(G1)