Pesquisa mostra que 75% dos clientes do celular pré-pago estão satisfeitos.
A telefonia celular pré-paga, que concentra 211 milhões de clientes em todo o Brasil, tem 75% de seus usuários satisfeitos com os serviços de banda larga e com a oferta de cartões. De acordo com pesquisa de satisfação divulgada hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 12,7% se declaram insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos com os serviços de banda larga pelo celular.
O índice de satisfação dos clientes da telefonia pré-paga também é alto em relação ao preço dos serviços e às informações prestadas pelas empresas. De acordo com a pesquisa, os satisfeitos e os totalmente satisfeitos com o preço são em torno de 62%, o que representa mais de seis vezes o universo de insatisfeitos, que são aproximadamente 10%.
Levantamento feito pelo SindiTelebrasil no mês passado mostra que o preço médio do minuto de ligação do telefone celular caiu 18% no ano passado, passando de R$ 0,21 para R$ 0,17. A quantidade de clientes satisfeitos com os serviços pré-pagos em geral é seis vezes maior do que a quantidade de insatisfeitos.
No serviço pós-pago, que concentra 20% do total de usuários, o percentual de satisfeitos com a qualidade das ligações e com a cobertura é três vezes maior que o índice dos que se declararam insatisfeitos. Isso sem considerar os entrevistados que se posicionaram de maneira neutra em relação ao serviço. O mesmo ocorre na banda larga móvel pós-paga.
Entre as unidades da Federação mais satisfeitas com o serviço pré-pago estão o Rio Grande do Sul, em primeiro lugar, seguido de Santa Catarina e de Mato Grosso. No segmento pós-pago, aparecem Santa Catarina, em primeiro lugar, seguido do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Importante ressaltar que estamos tratando de um setor que concentra 264 milhões de clientes de serviços de telefonia celular e 73 milhões de acessos em banda larga móvel. As redes de terceira geração (3G) estão em 3.315 municípios, onde moram 88% da população. E a novíssima tecnologia 4G, que vai ampliar consideravelmente a velocidade de conexão, já começa neste mês a ser oferecida no País.
Tudo isso graças a pesados investimentos em telecomunicações, que desde 1998 somaram mais de R$ 284 bilhões, o que em valores atualizados superam R$ 400 bilhões. No ano passado, batemos recorde de investimentos, com R$ 25,3 bilhões aplicados especialmente na ampliação das redes e melhoria da qualidade dos serviços.
Além dessa capilaridade e da presença em todas as classes sociais, os serviços de telefonia celular apresentam uma intensa utilização – praticamente 24 horas por dia -, com constantes inovações tecnológicas e alto grau de interatividade. A demanda por esses serviços tem crescido também num ritmo acelerado, exigindo ampliação constante dessa infraestrutura.
Com cada vez mais brasileiros usando as telecomunicações, o nível de exigência dos consumidores também tem aumentado consideravelmente, especialmente em serviços como o telefone celular e a banda larga móvel, que estão sempre à mão do cliente.
As prestadoras de telecomunicações têm presente a importância de seus serviços para esse mundo moderno de inclusão social, informação e conhecimento e reforçam seu compromisso de continuar trabalhando para melhor atender seus clientes, com oferta de serviços de qualidade.
(Jornal O Serrano)