Luiz Caetano recebe título de cidadão e tenta ficar mais conhecido em Salvador
Pré-candidato do PT ao governo do Estado, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, nascido no município de Central, interior da Bahia, recebeu na noite dessa quinta-feira (25/4) o Título de Cidadão de Salvador.
A sessão especial que outorgou a honraria foi realizada no plenário da Câmara Municipal e presidida pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que enalteceu as “históricas lutas” do homenageado em defesa da democracia. Caetano, que tenta se viabilizar dentro do próprio partido para suceder o governador Jaques Wagner, reforça a estratégia de se projetar em Salvador, de olho nos votos da capital e região metropolitana.
A “forte ligação” do ex-prefeito de Camaçari com a capital baiana também foi destacada pelo vereador Suíca. Caetano morou em Salvador por dez anos, entre as décadas de 70 e 80. Além de ter residido no município, foi colaborador de associações de moradores da capital e participou de lutas estudantis pela democracia e pela defesa da universidade pública.
Logo após a ditadura militar, em 1986, o petista foi o primeiro prefeito de Camaçari, Região Metropolitana. “Apesar de ter nascido na cidade de Central, atua na política e no social do nosso município há muito tempo. Por tudo isso, pelo homem público que é, merece esse título para ficar registrado na história. Caetano, inclusive, foi o idealizador da Cidade do Saber, revolucionando a cultura na Região Metropolitana de Salvador”, justificou Suíca, fazendo questão de fazer referência ao ex-vereador Giovanni Barreto, primeiro propositor da homenagem.
Após receber oficialmente a honraria da Câmara, Luiz Caetano falou sobre a emoção de receber o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. “Tenho uma história nesta cidade. Adoro Salvador, amo Salvador, e me sinto muito honrado por receber este título em uma das Casas legislativas mais antigas do Brasil. Levanta muito a minha autoestima. Essa repercussão toda que teve essa honraria demonstra que eu já era, antes mesmo da homenagem, cidadão desta cidade. Agora é oficial. Sou um soteropolitano”, comemorou Caetano.
Também fizeram parte da mesa, durante a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB); o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT); o secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa; o prefeito de Camaçari, Adelmar Delgado; e a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, Maria Quitéria. Os vereadores Arnando Lessa (PT), Trindade (PSL), Leandro Guerrilha (PSL) e Waldir Pires (PT) também marcaram presença na sessão.