Alonso acerta estratégia e vence GP da China
Assim como no treino classificatório, foram os pneus que decidiram o pódio em Xangai. Enquanto Sebastian Vettel manteve a opção pelo tipo médio – que já o tinha deixado em nono lugar no grid -, Fernando Alonso traçou uma estratégia diferente e conquistou o primeiro lugar no GP da China.
Já na quinta volta da prova, a dupla da Ferrari deixou para trás a Mercedes de Hamilton. Vettel, por sua vez, foi subindo posições e alcançou o sétimo lugar antes dos pit stops. O tricampeão assumiu o primeiro lugar na 24ª volta, quando Alonso e Button pararam nos boxes.
A situação se inverteu, quando a vez de Vettel trocar os pneus. A partir daí, o espanhol, que começou a prova na terceira posição, reassumiu a ponta e não foi mais ultrapassado por ninguém até a bandeirada final.
Raikkonen faz a volta mais rápida
Quem não saiu satisfeito com o desempenho em Xangai foi Mark Webber, da RBR. O australiano largou em último lugar como punição por ter problemas com o combustível no treino classificatório. A corrida, que seria de recuperação, foi frustrada quando o piloto bateu em Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso. Minutos depois, ainda na 18ª volta, Webber abandonou a prova sem a roda traseira direita.
Apesar do segundo lugar no pódio, Kimi Raikkonen foi o responsável pela volta mais rápida na China: o finlandês marcou 1m40s246. Já Felipe Massa, manteve o ritmo e fechou o dia em sexto lugar.