J. Carlos Filho quer utilização de equipamento que detecta uso de drogas ilícitas em blitz
O vereador J. Carlos Filho (PT) sugeriu, através de Indicação, ao prefeito ACM Neto a inclusão da utilização do imunoensaio nas blitz da Lei Seca na capital baiana. O equipamento detecta, por meio de anticorpos presentes na saliva, no tempo de 10 minutos, se o motorista usou cocaína, maconha, anfetamina, heroína, entre outras drogas antes de assumir o volante.
O petista afirmou que a blitz antidroga já é adotada na cidade de São Paulo. “A droga é algo que aflige toda sociedade, em geral são substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o sistema nervoso central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo, dessa forma, faz-se necessário desenvolver políticas efetivas de combate ao seu uso e suas consequências” , declarou o vereador.
Para o vereador, além de combater os acidentes e mortes no trânsito, a ação irá ajudar na conscientização e na educação contra o uso de outros tipos de drogas, como acontece referente ao consumo de álcool. J Carlos Filho é Presidente da Comissão de Saúde, Planejamento, Familiar, Seguridade e Previdência Social na Câmara Municipal de Salvador.
No documento, o vereador sugeriu ainda o critério de tolerância zero, como acontece no caso de bebidas alcoólicas e sugeriu que a ação seja realizada em parceria com a Secretária de Segurança Pública, Detran e Transalvador.