Sem categoriaVera Cruz

Evento Cultural em Mar Grande

Pela segunda vez em Mar Grande, o Projeto Preservando as Tradições do Samba de Roda vem trazer alegria e diversão para os vera-cruzenses. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março, a partir das 16 horas, na Praça principal de Mar Grande, e o acesso é gratuito. Como no ano passado, os munícipes terão a oportunidade de conhecer a Vila do Samba, que é composta por nove barracas: cinco para refeições típicas, duas de artesanato, para utilização da Secretaria de Desenvolvimento Social, e uma barraca institucional para a Prefeitura de Vera Cruz, que apoia o projeto todos os anos.
A produtora cultural,Carla Leal, organizadora do evento vê projeto como fator importante para a preservação da cultura de Vera Cruz. “Eu acho que o projeto vem na verdade, estimular e valorizar a autoestima dessas pessoas que vivem ainda de uma cultura tão massacrada, por serem negros”, comenta.
O projeto Preservando as Tradições do Samba de Roda, deve mostrar a diversidade que se esconde nesse Samba. É uma preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. O samba de Roda tem uma influência portuguesa que fica por conta da introdução da viola e do pandeiro, acompanhado pelo atabaque, ganzá, reco-reco e violão. Os solistas, ou seja, as pessoas que cantam, entoam cantigas seguindo em coro pelo grupo. Dessa forma, o evento vai preservar a cultura secular dos negros que é passada de geração em geração.
Na primeira edição foi realizado um trabalho de sustentabilidade, quanto à importância da coleta de lixo. Este ano uma palestra será realizada na Câmara Municipal de Vera Cruz com a presença dos vereadores, Ongs e colônias de pesca para divulgar informações de preservação ambiental. A palestra provavelmente será ministrada por um representante da Marinha do Brasil.
Uma estrutura bem montada vai garantir a festa com um caminhão palco, vila do samba e toda a logística que é feita para garantir a alegria da criançada com a distribuição gratuita de lanches, água mineral a vontade.
O evento promove um verdadeiro intercâmbio Cultural e mostra aos participantes, o que o samba de raiz tem a dizer, com músicas entoadas, cantando os sofrimentos e as vitorias de um povo. Além disso, é importante a participação da população que poderá trazer toda a família, inclusive as crianças e os idosos já que, a festa tranquila. Toda a Ilha está convidada para esse grande evento.
                                                                                                                                Por Hugor Sales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *