Chá branco: rico em antioxidantes e mais saúde para o corpo
Não precisa de clima frio para querer beber chá. O chá é a bebida preferida de muita gente!
Que tal, colher todos os benefícios de cada tipo de chá?
O chá verde ficou famoso por causa de suas propriedades. Mas, o que é o chá branco?
Agora, o chá branco é a bebida da saúde da moda no mundo ocidental. Possui origem chinesa (grande produção em Fujian). Atualmente, sua produção ocorre em várias partes do mundo (China, Japão, Índica, Sri Lanka, Taiwan, dentre outros). Há quem diga que o melhor chá branco é o produzido em Fujian (por ter menos quantia de cafeína, maior teor de antioxidantes e sem misturas).
O chá branco é feito da Camellia sinensis (a mesma do chá verde) a partir da fase da planta “imatura”, antes dos botões se abrirem totalmente. A colheita é feita nessa fase.
O chá branco é uma versão menos processada, se comparada com os outros tipos (chá verde, chá preto). Basicamente, colhe-se e, em seguida, seca-se as folhas + brotos (com sol ou cozido no vapor quente).
Nesse processo de secagem, ele é ligeiramente oxidado (mas muito pouco). Isso é o que o diferencia de outros chás (chá verde, chá preto, por exemplo). Não passa pelo processo de fermentação. Devido a esse processamento mínimo, ele conserva mais nutrientes que os outros.
O nome chá branco deriva da aparência da planta nesse período, com brotos sutilmente cobertos por finos pelinhos esbranquiçados (penugem). Há uma variedade incrível desse tipo de chá. Pode ser feito apenas do broto branco da planta, ou com um “mix” de folhas e brotos (o mais comum) e, até mesmo, misturados e aromatizados.
Possui sabor delicado, agradável, marcante e não possui o mesmo amargo do chá verde.
É rico em antioxidantes e possui baixo teor de cafeína. Possui mais polifenóis (antioxidante) que qualquer outro chá. Essa é a característica que faz dele o maior sucesso.
Os antioxidantes podem ajudar a prevenir e combater o câncer. Há muitos outros benefícios do chá branco para a saúde, como o aumento da imunidade das células do corpo, diminuição do colesterol ruim e, até mesmo, contribuir para o emagrecimento (por acelerar o metabolismo).
(Mulher Digital)