ItaparicaSem categoriaVera Cruz

O caminho para o desenvolvimento sustentável na Ilha de Itaparica

promar3
O objetivo do evento é fortalecer a Educação Ambiental nas escolas municipais. O foco da palestra foi à questão da sustentabilidade. Rodrigo Pacheco propõe que todas as disciplinas tratem das questões ambientais, que isso não se restrinja as matérias de ciências e geografia. Na palestra, ele buscou falar de um dos principais problemas da sociedade que é a falta d’água potável e a poluição dos mananciais e desperdício do recurso hídrico. E disse: “Às vezes desperdiçamos água por falta de informação, ai mora um dos principais papéis do educador. Conscientizar as pessoas da problemática ambiental.”A organização não governamental, Pró-Mar, realizou com patrocínio do  SEBRAE e apoio da Prefeitura de Vera Cruz, o ciclo de debates que discute a sustentabilidade da Ilha de Itaparica. Neste dia 21 de fevereiro, o encerramento aconteceu na biblioteca Pública de Mar Grande, com o tema: Educação Ambiental – Realidade e novas perspectivas de conservação da BTS. O evento contou com a participação dos representantes da ONG (Pró-Mar), do Coordenador de Educação Ambiental – Rodrigo Pacheco da Secretária Estadual de Meio Ambiente, bem como os diretores e coordenadores da rede Municipal de ensino de Vera Cruz.

O professor de ciências da rede pública de Vera Cruz, Paulo Maurício acha fundamental iniciativas como essa para a educação. Afirma, “Um viés que busco usar nas minhas aulas é a visita em campo com os jovens. Procuro ministrar aulas na praia mostrando a importância de manter os corais, os prejuízos da pesca predatória, os manguezais. Também vamos a aterro sanitário, onde foco no consumo e na sustentabilidade.” A coordenadora geral do ensino fundamental, Láisa Nascimento diz que as escolas da rede, possuem ações de Educação Ambiental, um dos exemplos é a semana de Meio-Ambiente – com discussões entre comunidade escolar com e a população.
A coordenadora do evento, Eliana Brito Rocha, moradora da ilha, afirma como o trabalho da Pró-Mar faz a diferença na vida das pessoas e no ambiente natural do local. Reduzir os danos, conscientizar a população, e denunciar inflações contra a natureza é papel de todos os cidadãos e a ONG estimula isso. “Os “Diálogos Sustentáveis” tem por objetivo contribuir para conhecimento de gestores públicos e cidadãos a respeito de diferentes possibilidades para a prática da sustentabilidade”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *