Avança projeto da ponte para Itaparica
Desafio para a gestão do PT e alvo de críticas da bancada de oposição estadual, que recentemente contestou a dispensa de licitação na contratação de uma empresa para realizar um estudo, o projeto de construção da Ponte Itaparica-Salvador começa a ser acordado entre o governo e os municípios que deverão ser envolvidos, a exemplo de Vera Cruz e Itaparica.
Na segunda-feira (25), às 9h, na Governadoria, representantes dos poderes do Estado e dos municípios vão assinar um acordo de cooperação técnica, relacionado à intervenção. O assunto tem sido potencializado pelo secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, um dos pré-candidatos à corrida sucessória de 2014, que não esconde a defesa do projeto.
A assinatura desse documento oficializa a discussão da questão entre as esferas, sendo um ponto favorável para o petista, que, embora não assuma, tem sua pré-candidatura trabalhada pelos aliados nos bastidores.
Segundo o governo, o acordo tem como objetivo facilitar a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Macroárea de Influência da ponte que integra o Sistema Viário Oeste. O acordo terá vigência de dois anos e será assinado pelo governador Jaques Wagner, pelo próprio secretário Gabrielli e pelos prefeitos dos três municípios.
As recomendações dos estudos de impacto de vizinhança e similares exigidos por lei podem exigir adequações nos planos diretores municipais e a reestruturação da mobilidade urbana nas cidades impactadas. Nos corredores, a interpretação é a de que o governo deseja combater o discurso oposicionista de que a ponte seria um engodo.
Com a contratação de uma consultoria voltada a estudar o assunto, “a pressa é a de mostrar que as questões relacionadas ao assunto estariam avançando”. Segundo a assessoria do governo, os estudos pretendem mostrar “a modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia, estudos de impactos ambientais e culturais”. Gabrielli disse recentemente que a ponte seria “parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social”, que é o Sistema Viário Oeste.
Além de sair em defesa da ponte, Gabrielli iniciou ontem a estratégia de proximidade com os municípios do interior. Ele conduziu o encontro “Diálogos Territoriais”, realizado em Caetité, e apresentou “as ações do Estado”, ao abordar na palestra o tema: Intervenção do governo da Bahia no Território do Sisal.
(Tribuna)