SalvadorSaúdeSem categoria

HDRM-BA: Pacientes com hansen perdem hospital referência

Visita de Dom Geraldo Magella ao HDRM
O Hospital Dom Rodrigo de Menezes (HDRM) em Cajazeiras-Salvador terá as atividades encerradas a partir do dia 4 de fevereiro, anunciado  pelo secretário de Saúde Jorge Solla no dia (23 de Janeiro).  Pacientes da unidade serão transferidos para os Hospitais Couto Maia e Roberto Santos.Anualmente são detectados cerca de 2,9 mil casos de hanseníase no estado, sendo mais de 15% dos casos registrados em jovens menores de 15 anos.
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia e os Sindicatos dos Médicos entregaram um ofício ao Ministério Públicos da Bahia questionando a desativação do hospital. Eles alegam que não houve discussão com os servidores e usuários a respeito da unificação dos dois hospitais e das consequências desta modalidade de gestão.
Vale lembrar que mais uma vez o governo vai na contra-mão dos fatos, se fecha primeiro para uma possível e futura construção de uma unidade provavelmente os portadores de hanseníase iram ter o mesmo tratamento dado aos portadores de esquizofrenia, doença neurológica que hoje os tratamentos são feitos  em casa, por conta do governo ter fechado os Hospitais Psiquiatros. 
Em primeira mão leia a pauta do MP e fotos da reunião, material cedido por  membros da ação conjunta entre sociedade civil e órgãos ligados a saúde e sindicatos. 

Click na foto para ampliar. 

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *