SaúdeSem categoria

Dispositivo que detecta câncer através da respiração começa a ser comercializado

Professor Hossam Haick segura o Na-Nose, dispositivo pode analisar mais de mil componentes presentes na respiração
Um novo dispositivo capaz de diagnosticar o câncer de pulmão através da respiração deve começar a ser comercializado em breve.
O sistema, desenvolvido por pesquisadores israelenses, apresenta uma eficácia de 95% e será disponibilizado no mercado através de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia Technion-Israel e a fabricante norte-americana Alpha Szenszor Inc. As informações são do site ISRAEL21c.
Conhecido como “Na-Nose”, o dispositivo vem sendo fabricado desde 2007 e teve sua eficácia comprovada em ensaios clínicos internacionais, mostrando capacidade de diferenciar entre vários tipos e classificações de câncer.
Pacientes respirar em um tubo; o Na-Nose analisa os mais de 1 mil diferentes gases que estão contidos na respiração para identificar aqueles que podem indicar que algo está errado. Ele funciona através da ligação de gases a nano-materiais específicos, uma técnica conhecida como detecção de compostos orgânicos voláteis (COV).
A descoberta é importante porque não há atualmente nenhuma maneira disponível comercialmente de rastreamento para o câncer de pulmão. Tecnologias de imagem caras e pesadas são ordenadas somente quando um paciente se queixa de sintomas, quando normalmente é muito tarde, ou para um pequeno grupo de indivíduos de alto risco, principalmente fumantes a longo prazo.
Dos pacientes diagnosticados com casos de câncer de pulmão, 85% têm uma sobrevida de no máximo cinco anos. Na-Nose permite o diagnóstico precoce da doença, dando mais oportunidades de tratamento e sobrevivência aos doentes.
As primeiras unidades do dispositivo devem ser comercializadas apenas para grandes clínicas especializadas e hospitais, por um valor aproximado de US$ 10 mil cada. E apesar de ser mais barato do que os equipamentos de diagnóstico por imagem, os desenvolvedores esperam que, no futuro, o dispositivo possa ser construído em smartphones e tablets e distribuído em uma escala muito maior.
Embora o foco inicial seja o câncer de pulmão, os possíveis benefícios vão muito além. O líder da equipe Hossam Haick afirma que eles estão testando o sistema para diagnosticar outros tipos de doenças, como Parkinson e esclerose múltipla, e outros cânceres, como o de próstata e o de mama e, até o momento, os resultados apresentaram um índice de precisão semelhante ao do diagnóstico do câncer de pulmão.
(i Saúde Net)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *