SalvadorSem categoria

Prefeito vai “cortar na própria carne” para elevar arrecadação

Com o objetivo de dar mais austeridade, transparência, modernidade e eficiência à administração pública municipal, o prefeito ACM Neto publicou nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Município39 decretos para melhorar a qualidade da gestão e a prestação dos serviços públicos ao cidadão. Os decretos englobam compromissos assumidos pelo prefeito na campanha eleitoral e terão resultados práticos a curto, médio e longo prazos.
O prefeito reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira, (2), para apresentar os decretos, e anunciar medidas como a contenção de gastos com luz, água, telefone e automóvel. “A gente vai gastar menos com a máquina da Prefeitura e mais com o cidadão”, afirmou. Ele contou que a gestão passada deixou de restos a pagar cerca de R$305 milhões, e que será necessário contingenciar o orçamento
de 2013. 

“O orçamento de 2013 não é real. O texto avalia para cima as receitas e para baixo as despesas”, disse o prefeito na conversa com os jornalistas. Ele acrescentou que a Secretaria Municipal da Fazenda fará um levantamento de todas as dívidas. Será feita ainda uma auditoria completa em todos os serviços contratados e que originaram os restos a pagar. Na próxima semana, o prefeito pretende informar qual será o valor do contingenciamento orçamentário em reunião com todo o secretariado.

Um dos decretos estipula o prazo de 30 dias para a pasta da Fazenda avaliar a situação financeira do município e apresentar uma proposta que permita o pagamento dos compromissos financeiros assumidos nas gestões anteriores, sem prejuízo dos serviços públicos essenciais e despesas constitucionais. Oprefeito acredita que, em um ano, as medidas de austeridade surtirão o efeito desejado e resultarão no reforço de caixa do Executivo municipal. “Para isso, vamos cortar na própria carne”.
Os decretos também reforçam a disposição do prefeito de transformar Salvador numa cidade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente preservada, resgatando a autoestima de seu povo, com foco principalmente na parcela da população que mais precisa do trabalho sério do poder público municipal. Veja abaixo um resumo das principais determinações, divididas, para facilitar o entendimento, nas categorias Programas e açõesÉtica e transparênciaGestão e Finanças. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *