NotíciasSem categoria

Mundo tem pelo menos 52 milhões de empregados domésticos, diz OIT

Pelo menos 52 milhões de pessoas (83% delas, mulheres) trabalham como empregados domésticos no mundo, segundo os números do primeiro estudo sobre o tema realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e divulgado nesta quarta-feira.
O trabalho representa 7,5% do emprego assalariado das mulheres no mundo, e uma porcentagem muito maior em regiões como Oriente Médio (31,8%), América Latina e Caribe (26,6%), e Ásia Pacífico (11,8%).
Na região Ásia-Pacífico há 21,4 milhões de trabalhadores domésticos, na América Latina e no Caribe, 19,6 milhões, na África, 5,2 milhões, nos países desenvolvidos, 3,6 milhões e, no Oriente Médio 2,1 milhões.
Em seu relatório, a OIT destaca que entre meados da década de 1990 e 2010 cerca de 19 milhões de pessoas entraram para o setor, e muitas são emigrantes.
A OIT indica que “é provável que os números do relatório subestimem os números reais dos trabalhadores domésticos, que na realidade poderiam ser dezenas de milhões a mais”.
Além disso, o número de 52 milhões exclui os trabalhadores domésticos menores de 15 anos, que não constam nas enquetes utilizadas pelo relatório e que um estudo da OIT de 2008 calculou em pelo menos 7,4 milhões.
(Terra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *