SalvadorSem categoria

Informe Codesal: Incêndio na Secretaria de Educação

Ainda na noite desta quinta-feira (3), engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram ao prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, atingido por um incêndio. Na ocasião, os profissionais puderam apenas acompanhar o trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros no combate às chamas. Na manhã desta sexta-feira (4) a equipe retornou e de acordo com a avaliação preliminar a estrutura principal do imóvel centenário não corre risco de desabar.
“Toda a parte interna atingida pelo fogo foi destruída, mas acreditamos que a superestrutura não foi comprometida, portanto precisamos de uma avaliação mais detalhada da parte estrutural, o que só vai poder ser realizada depois da perícia”, explica o subcoordenador operacional do órgão, Francisco Costa.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, o fogo atingiu uma grande parte do imóvel. “É uma edificação com assoalho de madeira e muitos outros materiais que fazem a combustão, por isso o fogo se alastrou muito rápido. Vamos avaliar junto com o Prefeito ACM Neto as consequências do incêndio para que as providências cabíveis sejam tomadas o quanto antes. Perdemos parte da nossa história”, acrescentou Fontana.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai realizar a perícia para saber as causas do incêndio, o que vai poder ser realizado depois que os bombeiros terminarem todo o trabalho de rescaldo e resfriamento da estrutura, para que os peritos possam entrar no ambiente com segurança, o que deve acontecer no início da próxima semana. A Codesal permanece de plantão durante 24 horas através do 199.
O Solar Boa Vista foi construído no século 18 pelo mercador de escravos Manoel José Machado, foi comprado e reformado por Antônio José Alves, pai de Castro Alves. No local também funcionou um hospício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *