IR: mais de 34 mil baianos caíram na malha fina, adianta a Receita
Serão abertas segunda-feira, às 9h, as consultas ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011. Quem não aparecer nos sete lotes regulares do IR, pagos
até dezembro deste ano, está automaticamente na malha fina do Leão. Na Bahia, 34.521 declarações ficaram retidas na malha fiscal esse ano, segundo informou a Receita Federal.
No ano passado, caíram na malha fina 31.813 declarações. O principal motivo é a omissão de rendimentos do titular da declaração, ou seja, quando a Receita detecta indícios de que o contribuinte declarou uma renda menor do que obteve. Quem reconhecer que recebeu mais do que declarou, pode retificar a declaração. Se não fizer a correção, poderá ser multado em 75% do imposto devido.
Em todo o país, 616 mil declarações foram retidas para verificação do Fisco. Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 17. Neste lote multiexercício, que engloba valores residuais de anos anteriores, será pago um total de R$ 362 milhões para 120.524 contribuintes de todo o país.
Na Bahia, serão creditadas restituições para 4.466 contribuintes, no total de R$ 12,46 milhões, a maior parte relativa ao exercício 2012.
(Ibahia)