Salvador e cidades no interior terão mutirão de combate a câncer de pele
Salvador e as cidades baianas de Feira de Santana, Alagoinhas e Vitória da Conquista recebem o mutirão de combate ao câncer de pele, no sábado (24), dia nacional de combate à doença. A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e este ano terá o tema “Evite o câncer da pele: faça exame preventivo gratuito”.
O atendimento gratuito será feito das 8h às 13h. Em Salvador, a ação acontece no Hospital Aristides Maltez, em Brotas e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Avenida Vasco da Gama. Para quem está em Feira de Santana, o atendimento será na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida João Durval Carneiro. Os moradores de Alagoinhas poderão ir no Serviço Médico Especializado (Semel), no centro da cidade e, quem for de Vitória da Conquista, deve comparecer ao centro de saúde, na Praça João Gonçalves, no centro.
Nos atendimentos serão feitas análises, diagnósticos e os encaminhamentos para o tratamento. A ação é nacional e irá colocar 1.500 médicos voluntários, distribuídos em 144 postos em todo o país. Também serão feitas atividades educativas para ensinar sobre a prevenção do câncer de pele.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pede, principalmente, a presença dos pacientes de risco. São eles: quem têm caso de câncer da pele na família; pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia; cabelos claros; olhos claros; possuem muitas pintas pelo corpo; já sofreram queimaduras pelo sol; possuem sardas na face e/ou ombros; já tiveram câncer da pele; tomaram muito sol sem proteção; possuem uma pinta que esta mudando de cor; possuem uma “feridinha” que não cicatriza ou idosos.
Números
Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no ano passado 31.697 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele no mutirão realizado no país. Desse total, mais de 60% foram mulheres.
Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no ano passado 31.697 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele no mutirão realizado no país. Desse total, mais de 60% foram mulheres.
A Sociedade alerta que um diagnóstico precoce é determinante para garantir o tratamento eficaz contra a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o tumor que mais atinge a população brasileira, com 25% dos casos de tumores malignos. A estimativa é que em 2012 surjam cerca de 134.170 novos casos no Brasil.
(G1)