Número de assistências técnicas para celulares é insuficiente no Brasil
A Secretaria Nacional do Consumidor divulgou um levantamento das principais reclamações feitas nas agências do Procon, em todo o país. O celular é um dos que encabeçam essa lista.
Um levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, revela que o número de representantes para os cinco principais fabricantes de celular é insuficiente no Brasil. Em 13 estados, pelo menos uma das marcas mais vendidas sequer tem um posto de atendimento.
Sem ter a quem recorrer, muitas pessoas acabam procurando os órgãos de defesa do consumidor.
Sem ter a quem recorrer, muitas pessoas acabam procurando os órgãos de defesa do consumidor.
Quando não existe uma assistência técnica da marca na sua cidade, a orientação é ligar para o fabricante para saber como agir. Cada empresa tem suas regras específicas, mas todas devem obedecer um mesmo prazo, explica João Ricardo Vieira, do Procon de Fortaleza. “Se em até 30 dias o problema não for solucionado, o consumidor recebe um bem igual ou superior, caso aquele bem não seja mais fabricado, ou ele recebe o dinheiro corrigido, a partir da data da compra”.
(G1)