Ibama libera obras da Fiol entre Ilhéus e Brumado
Em reunião realizada o, na sede do Ibama em Brasília, a deputada estadual Maria del Carmen, membro da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste, recebeu do presidente do órgão, Volney Zanardi, e da diretora de Licenciamento Ambiental, Gisela Forattini, a notícia de que estão totalmente liberadas as obras da Ferrovia Oeste Leste, nos trechos 1 a 4, que vai de Ilhéus a Brumado. Também participou da reunião o diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio.
A comitiva foi formada ainda pela presidente da Comissão, deputada Ivana Bastos e pelos deputados estaduais, Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, Hebert Barbosa, Maria Del Carmen, Ângela Sousa e José Raimundo, além de 8 deputados federais baianos, do secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, e empresários da Bahia Mineração (Bamin), que é uma dos empreendedores envolvidos no projeto do Porto Sul.
O presidente também apresentou o novo cronograma das obras da Fiol e do Porto Sul, que prevê para o dia 28 de setembro a liberação das obras dos lotes 5 a 7, que vai de Guanambi até Barreiras.
Também ficou acordado na reunião, que os deputados solicitarão audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU) para auxiliar a Valec na resolução das pendências relativas às obras da Fiol, a exemplo da falta de sondagem, revisão dos preços do concreto, dentre outras. O objetivo é revogar o Embargo Cautelar No 3301/2011 do TCU sobre os lotes 5 a 7, prevenindo, inclusive, novas paralisações nas obras.