CulináriaSem categoria

Cozido

Ingredientes:
  • 1kg peito bovino magro
  • 1kg de músculo
  • 500g de carne seca
  • 500g de lombo defumado
  • 800g de língua defumada
  • 1kg de paio
  • 5 espigas de milho
  • 5 molhos de couve
  • 2kg de abóbora baiana ou sergipana
  • 2kg de batata doce
  • 2kg de repolho branco
  • 1kg de quiabo
  • 1kg de maxixe
  • 2kg de banana da terra (maduras)
  • 1kg de farinha de mesa
  • 1kg de tomate
  • 1kg de cebola roxa
  • 1/2kg de pimentão vermelho
  • 20g de pimenta do reino preta
  • 200g de cominho
  • 200g de coentro em grão moído
  • 30g de colorau
  • 30g de alho picado
  • 100g de banha de porco
  • 2 litros de água
  • 2 molhos de cebolinha
  • 2 molhos de coentro
  • sal a gosto

Modo de Preparo:
Na véspera, colocar as carnes de molho trocando a água de 3 a 4 vezes,
temperar as carnes frescas com sal, alho, cominho, pimenta e colorau. Cortar cebola, tomate, pimentão em rodelas grossas, cortar o coentro e a cebolinha.
Lavar as carnes salgadas em água quente e colocar em panela alta e larga. colocar os temperos cortados por cima das carnes salgadas e colocar as carnes frescas já temperadas e a banha de porco.
Deixar ferver por 30 minutos. Acrescentar a água e colocar os legumes na seqüência abaixo:
O milho cortado em 3 pedaços, a couve limpa e amarrada com barbante culinário, 6 folhas cada, repolho cortado em 4 pedaços, o maxixe inteiro, a batata doce inteira, a abóbora cortada em pedaços grandes, o quiabo inteiro e a banana inteira.
Cozinhar tudo junto e adicionar mais água se necessário. Separar os legumes, as verduras e as carnes em travessas distintas.

Preparo do pirão

Na vasilha em que será servido o pirão, ir colocando alternadamente, o caldo do cozido e a farinha sempre mexendo com o auxílio de um garfo para não empelotar.
(Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *