SaúdeSem categoria

Tabagismo: mais do que um hábito, um vício

O consumo de cigarros é um vício, pois há uma dependência química, devido a exposição de diversas substâncias, dentre elas a nicotina. 
Mais de 30 milhões de brasileiros fumam, este número tão elevado está relacionado à aceitação social desta droga lícita, mesmo tendo-se conhecimento dos seus inúmeros malefícios. 
O tabagismo pode acarretar cerca de 50 doenças diferentes, sendo responsável por: 
– 90% dos casos de câncer de pulmão. 
– 80% dos enfisemas pulmonares. 
– 25% dos infartos de miocárdio. 
– 40% dos derrames cerebrais, entre outras doenças. 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMC) apontam um total de 4,9 milhões de mortes anuais causadas pelo tabagismo. Sendo que as estimativas indicam que em 2030 esse índice pode chegar a 10 milhões de mortes por ano. 
É possível livrar-se deste vício? 
Abandonar o fumo não é algo fácil, na maioria das vezes o fumante necessita de apoio da família e dos profissionais de saúde. Quem fuma deve procurar uma unidade de saúde e informar-se sobre onde conseguir o atendimento. O tratamento para deixar de fumar pode envolver orientações, ajuda psicológica e uso de medicamentos, conforme cada caso. 
O mais importante é que procure ajuda logo, pois quanto mais cedo conseguir parar de fumar, melhor qualidade de vida terá. Os benefícios podem ser logo observados como a normalização da pressão arterial, o aumento da capacidade respiratória, diminuição das chances de infarto. 
Ou seja, pare de fumar e ganhe uma vida realmente melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *