SaúdeSem categoria

Doença celíaca mata mais de 42 mil crianças por ano

 

A doença celíaca faz parte da categoria de patologias autoimunes, em que os anticorpos atacam o organismo em vez de defendê-lo. Indivíduos com a enfermidade não toleram a ingestão de glúten – proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, e centeio.

Levantamento feito por pesquisadores Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, e da Universidade de Umea, na Suécia, indica que 42 mil crianças morram todos os anos por causa da doença. É responsável ainda por 4% de toda a mortalidade infantil por diarreia. No Brasil, o percentual é menor.

O consumo de alimentos que contenham glúten desencadeia um processo inflamatório no intestino delgado dos celíacos e, consequentemente, prejudica a absorção dos nutrientes, vitaminas e sais minerais.

“Os sintomas básicos da doença francamente instalada são diarréia, dores abdominais, flatulência, emagrecimento e anemia provocados pela dificuldade de absorção de nutrientes, explica o coordenador de pesquisa do Serviço de Gastroenterologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Heitor Souza.

Estima-se em 892 mil o número de brasileiros com a doença. O diagnóstico é feito através de um exame de sangue ou de uma endoscopia digestiva seguida de biópsia. Geralmente se manifesta na infância, mas, em determinados casos, aparece somente na idade adulta.
(Jornal do Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *