NotíciasOpiniãoSaúde

Saúde mental: Os detalhes são de vital importância

Fala-se muito em que a capacidade do ser humano na utilização do seu cérebro chega a 10%, porém em alguns casos existem uma situação adversa muito grande quando algumas pessoas não conseguem controlar essa máquina tão potente, temos visto muitas situações adversas quando se fala na saúde mental, fatos tem ocorridos constantemente em todas as classes sociais, temos visto assassinatos, crimes hediondos sem precedentes, o feminicídio tem ganhado uma dimensão desenfreada pela sensação de posse, pela sensação de autoridade, além disso tem que se visto também crimes assustadores muitos deles realizados com arma branca, dizem os especialistas que precisamos cuidar muito mais da saúde mental de todos, pois ela precisa ser bem tratada, por se tratar da mola mestra e referência das atitudes individuais de cada pessoa, não tenha dúvida é preciso se reconhecer e começar a cuidar de toda essa situação, fica de responsabilidade do estado quando falamos em estado, falamos no governo estadual, municipal e federal para dar uma atenção maior a cada fato, não tenhamos dúvidas em que a saúde psicótica, a depressão, o medo, o pânico, a fobia, como também a mania de perseguição todas elas são situações que precisam ser tratadas com muita atenção e principalmente com a colaboração da sociedade.

Surto psicótico

Quais os sintomas de um surto psicótico?
Resultado de imagem para surto psicótico
Outros sintomas comuns do surto psicótico são: confusão mental, ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva

O que leva uma pessoa a surtar?
Os gatilhos de um surto psicótico são vários, e pode variar de pessoa para pessoa. Assim, cada caso é um caso. O surto pode ser resultado de traumas, transtornos, abuso de álcool, abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Depressão

Quais são os primeiros sintomas de depressão?
Sintomas de depressão
Tristeza;
Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
Mudança de apetite;
Ganho ou perda de peso;
Insônia;
Dormir em excesso;
Perda de energia ou fadiga acentuada;

O que provoca a depressão?
Resultado de imagem para depressão sintomas
A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, como Prolopa, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo.

Fobia

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Conheça as fobias mais comuns
astrafobia: medo de trovões e relâmpagos;
claustrofobia: medo de lugares apertados;
brontofobia: medo de tempestades;
autofobia: medo de ficar sozinho;
gamofobia: medo de casamento;
demofobia: medo de multidões;
aracnofobia: medo de aranhas;
criofobia: medo de gelo ou frio;

Sintomas de Fobia
Sentimento de pânico incontrolável, terror ou temor em relação a uma situação de pouco ou nenhum perigo real.
Sensação de que você deve fazer todo o possível para evitar uma situação, algo ou alguém que você teme.
Incapacidade de levar sua vida normalmente por causa de um medo ilógico.

Mania de perseguição

A mania de perseguição é um transtorno psicológico que normalmente surge em função da baixa auto-estima e baixa auto-confiança, o que leva a pessoa a achar que todos estão a olhando, comentando ou rindo dela, podendo muitas vezes interferir no comportamento da pessoa e levar ao isolamento.

As principais características da pessoa com mania de perseguição são:

Achar que todos a observam, fazem comentários ou riem dela;
Desconfiar de tudo e de todos, não estando aberta para novas relações e não aprofundando relações antigas;
Baixa auto-estima e baixa auto-confiança, o que pode levar à insegurança e ao isolamento;
Achar que é culpada por todos os problemas, mesmo que não relacionados com a pessoa, o que pode causar angústia e mal-estar frequentes;
A comparação com os outros se torna frequente, aumentando a crítica em relação a si mesmo.

Pesquisas no Google

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *