Pastor Décio Pimentel recebe Medalha Thomé de Souza
A Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Thomé de Souza ao pastor batista Décio Amorim Pimentel, na noite de terça-feira (23), no Plenário Cosme de Farias, pelos trabalhos realizados na área social em Salvador e Região Metropolitana. A sessão solene foi requerida e presidida pelo vereador Maurício Trindade (PP).
A sessão também foi marcada por louvores entoados pela missionária Sheila Marquezine e pela presença dos alunos do Projeto Metanoia, de recuperação de dependentes químicos, que é coordenada pelo homenageado.
O pastor Décio é bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista do Nordeste), psicanalista, licenciado em História pela FTC, psicopedagogo clínico e Escola (Faculdade São Salvador), sargento PM, pastor da Igreja Batista Sinai, um dos fundadores da Cristolândia Salvador e fundador e coordenador do Projeto Metanoia.
Nascido em Tucano (Bahia) em 30 de maior de 1963, é filho de Hilda e Vilodoaldo Pimentel. É casado com a Missionária Janeide Ribeiro Costa, pai de Kleber Lucas Ribeiro Costa Pimentel. Por ter escolhido Salvador para estudar e trabalhar, pastor Décio já recebeu da Câmara Municipal de Salvador o Título de Cidadão de Salvador, em 2018.
Trajetória
Na sessão de homenagem foi destacada a trajetória do pastor Décio e seus trabalhos sociais. De 1992 a 2002, foi coordenador do S.O.S Presídio (um trabalho da Convenção Batista Baiana). Depois, dedicou-se ao Ministério Auxiliar na Igreja Batista Sinai no bairro do Barbalho. Na instituição, além de auxiliar o então pastor Paulo Lino, ele também foi pastor responsável por Evangelismo e Missões, de 2002 a 2007.
Em 2014, o pastor Décio foi cedido pela Polícia Militar da Bahia para desenvolver os trabalhos da Cristolândia de Salvador, onde atuou até 2017, quando fundou o Metanoia (Ministério da Igreja Batista Sinai), à frente do qual está até hoje.
O Projeto Metanoia funciona em dois endereços. A base está na Rua Cônego Pereira nº 43, Sete Portas, e mantém um módulo na Fazenda Sinai, em Coqueiros de Arembepe/Camaçari (BA).
O Metanoia presta assistência a dependentes químicos e atua há mais de oito anos em Salvador, Camaçari e na Região Metropolitana. Aproximadamente 100 pessoas procuram diariamente o projeto que atua como um Centro de Formação Cristã, como explica o homenageado.
“E hoje, diante dos fatos expostos, é evidente na trajetória de vida, ministerial e profissional do pastor Décio Amorim Pimentel o desenvolvimento de seu vasto e importante trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade social de nosso estado. É justo, então, ser condecorado com a mais alta honraria desta Casa, a Medalha Thomé de Sousa”, diz Maurício Trindade.
Câmara Municipal de Salvador