EntrevistaItaparicaNotíciasOpiniãoPolítica

Itaparica: Visão Cidade entrevista Alexandre de Azevedo ‘Xandão’

O site Visão Cidade através da sua redação entrevista pré-candidatos a vereadores no município de Itaparica, tudo isso com o intuito de levar ao conhecimento da população os nomes que hoje estão em ascendência para o pleito de 2020, sobretudo que esse é o compromisso que sempre o nosso veículo tem que é de levar a informação para todos, então você eleitor poderá conhecer melhor quem são os candidatos.
Veja abaixo a entrevista ;

1. Quem é ‘Xandão’?

Resposta: Xandão é um jovem de 37 anos com uma família nativa de amoreiras, uma família que tem inúmeros serviços social prestado ao município de Itaparica, um jovem que resolveu ser candidato a vereador em 2016, apoiando o projeto da prefeita atual Marlylda Barbuda e que teve 151 votos.

2. Você é pré-candidato a vereador por Itaparica?

Resposta: Sou pré-candidato a vereador novamente

3. Qual o partido? E por quê esse partido?

Resposta: Sou do republicano

4. Como você vê a educação e a saúde em Itaparica?

Resposta: A educação de Itaparica teve uma melhora significativa, com o olhar da gestão atual para vários investimentos, que, inclusive, foram resultaram em avanços no Ideb-índice que mede a qualidade da educação básica, considerando que foi o maior avanço da região , incluindo Salvador. Existiram avançamos também em termos pedagógicos como os investimentos em formação de professores e servidores, presença de coordenador pedagógico em cada unidade escolar que é de suma importância para o funcionamento das escolas, coisa que não havia em gestões passadas. Outro ponto importante é a determinação da gestão para que o professor em sala de aula só possa atuar com a devida formação na área que se formou. O que havia antes era um pouco de desorganização, professores com determinada formação, dando aula de outras disciplinas.
Esta gestão investiu pesado na equipagem das escolas com nunca antes foi feito: substituição de quase todos os equipamentos de cozinha por novos, cada escola recebeu seu kit multimídia com computadores, notebooks, caixas de som, copiadoras. Além disso, foram adquiridos novos mobiliários, brinquedos e jogos pedagógicos, tatames , móveis para educação infantil, colchonetes, enfim, uma série de coisas, principalmente para a educação infantil.
A gestão também conseguiu trazer dois cursos técnicos do Instituo federal da Bahia com 100 vagas destinadas especialmente para os jovens de nossa cidade, inclusive já, já alguns desses irão se formar e receber certificados. Outra ação que destaco importante foi o resultado das aprovações dos alunos das turmas de 9° ano no ifba e ifbaiano, no ano passado, só para se ter uma ideia foram 88 aprovações de alunos para estudarem em Valença, maior índice da região. Além das obras de reforma de algumas unidades, a gestão abriu mais vagas de creche, tanto com a abertura de anexo da creche do alto das pombas como da a creche Maria auxiliares Gomes sacramento na região do bom despacho.

A saúde de Itaparica com a chegada da secretaria Stela Souza teve um avanço significativo,com implantação de uma equipe médica especializada , inclusive Neuro pediatra, sem contar com as reformas dos postos médicos,um maior acesso da população aos os medicamentos,tivemos também uma escolha acertada da prefeita com a secretaria de saúde que foi participar do Consocio das policlínicas,que deu acesso a inúmeros exames de complexidade, como tomografia etc…

5. Como vê Itaparica pós-pandemia?

Resposta: A secretaria Stela está atenta a todos as ações de enfrentamento e acompanhando de perto a sua equipe, seguirá cuidando da população.
Itaparica depois que pandemia passar, eu imagino que vai precisar de um recomeço, e de políticas públicas e atrativas voltada ao turismo e devemos ter um plano de negócios para retomada do comércio local.

6. Como você vê a atual gestão municipal?

Resposta: A atual gestão, eu vejo como a melhor gestão que Itaparica já teve, até por quer em menos de 4 anos já fez coisas que muitos gestores que passaram mas tempos no poder não fizeram, entao na proporção de mandatos essa pra mim foi a melhor gestão.E sei que com a renovação do mandato a gestora irá fazer muito mais pelo povo Itaparicano

7. Você acredita em uma mudança na Câmara de Itaparica?

Resposta: Sobre a mudança na câmara de vereadores eu acredito e tenho certeza que irá mudar algumas peças até por que vão ser 11 vagas automaticamente entram 2 novos vereadores, e a disputa hoje estar acirrada.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *