SalvadorSaúde

Combate ao Aedes é intensificado pela Prefeitura durante carnaval

Mesmo em pleno carnaval, as ações de contingência contra o Aedes aegypti não pararam. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguiram de plantão atuando em todas localidades da capital, principalmente nos circuitos oficiais e nos bairros que fazem parte do circuito alternativo da folia, com o objetivo da eliminação dos focos do vetor.

Desde a quinta-feira (28) até a terça-feira (05), agentes de combate às endemias realizaram o bloqueio espacial com borrifação de inseticida nos distritos sanitários do Centro Histórico, Brotas, Subúrbio, Barra/Rio Vermelho, Cabula, Pau da Lima e Cajazeiras. A medida visa eliminar focos do mosquito já na fase adulta, minimizando a possibilidade da transmissão das arboviroses entre os residentes da região.

Mais de 4.500 imóveis foram visitados nos seis dias de folia. O CCZ também atuou em conjunto com outros órgãos na remoção de uma colmeia na Barra.

“Estivemos com equipes da Vigilância Epidemiológica atuando em plantão de 24 horas no monitoramento e investigação de casos suspeitos de zika, chikungunya, dengue e febre amarela durante todo o carnaval. Assim que o paciente é identificado, destacamos imediatamente agentes do CCZ para realização da borrifação de inseticida nos locais onde o indivíduo circulou desde que apresentou os sintomas. Toda esse estrutura foi montada para evitar possíveis surtos pós folia”, explicou Andrea Salvador, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.

Além das ações de contingência, os técnicos do CCZ promoveram estratégias educativas no Aeroporto, Rodoviária e estações de transbordo com distribuição de materiais educativos sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti para os visitantes da cidade.

Através do Fala Salvador 156, a população pôde fazer denúncias sobre focos do Aedes, como também, realizar o agendamento de visitas dos agentes de combate às endemias.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *