GeralSalvador

Prefeitura já garantiu limpeza de 22 canais no primeiro trimestre de 2019

Para garantir que o sistema de drenagem em Salvador funcione bem, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), montou a Operação de Limpeza dos Rios, Córregos e Canais. Ela atua permanente e periodicamente no ordenamento programado dos serviços de limpeza e dragagem do sistema. No primeiro trimestre deste ano, 22 canais foram limpos, em mais de 8 mil metros de serviço executado.

Em todo o ano passado, 63 canais foram limpos na capital baiana, em mais de 33 mil metros de serviço executado. As equipes da Seman atuam principalmente na microdrenagem, a exemplo dos serviços de desobstrução de boca de lobo; recuperação do sistema de drenagem; Operação Tapa-Buraco; substituição de grelhas, placas de concreto; além de poda de árvores e coleta de galhos caídos. Ainda estão em processo de limpeza os canais do Paraguari, em Periperi; Terracom, localizado na Valéria; Álvaro Letgel, na Fazenda Coutos; e Via Tronco, em Ilha Amarela.

“Dentro dos canais são comumente retirados, além de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e, por vezes, carcaças inteiras de veículos. A associação destes fatores torna a ocorrência uma questão socioambiental, pois, além do necessário seccionamento da rede de esgoto, junto ao córrego que deveria ser exclusivo para o desague da drenagem pluvial, é necessária uma ação de conscientização da população”, explicou o diretor de Manutenção da Seman, Luciano Sandes.

Atuação emergencial – Durante o período das chuvas, a Seman mantém atuação integral dos serviços, com reforço contingencial do efetivo escalado em plantões de 24 horas, direcionando todas as suas equipes para as demandas emergenciais geradas pelas chuvas ocorridas em Salvador. A pasta realiza as ações de desobstrução, limpeza e recuperação do sistema de microdrenagem, dragagem dos canais e córregos do sistema de macrodrenagem, retirada de arvores e galhos caídos, além da revisão da malha viária através da Operação Tapa Buracos.

A operação conta com um contingente provisionado de aproximadamente 145 agentes operacionais, efetuando os serviços de campo, em uma equipe técnica composta por engenheiros civis, ambientais, agrimensores e agrônomos, arquitetos, técnicos agrícolas e técnicos em edificações, além de fiscais e encarregados.

O serviço conta com a participação de 4 retroescavadeiras, 7 caminhões munck, 6 caminhões sewer-jet para jateamento da rede, 6 caçambas para carregamento de material e todo o efetivo de carros da Secretaria de Manutenção, atuando em todos os bairros da cidade.

Como medidas preventivas, somente no primeiro trimestre de 2019 foram realizadas desobstruções de rede em mais de 70 mil metros de galerias, e a limpeza de 22 canais com mais de 8 mil metros dragados. O setor de manutenção corretiva da malha viária aplicou mais de 11 mil toneladas de asfalto através da Operação Tapa-Buraco, e o setor responsável pela manutenção de áreas verdes realizou a poda em aproximadamente 8 mil vegetais, dentre árvores e palmáceas, por toda a cidade. Os números refletem as intervenções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, sem contabilizar as ações corretivas executadas emergencialmente no mês de março.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *