EducaçãoNotíciasTecnologia

Centro Juvenil tem inscrições abertas para oficinas de tecnologia

Até o próximo dia 21 de janeiro, estudantes da rede estadual interessados em tecnologia podem se inscrever em oficinas de robótica, design de jogos e piloto virtual. Os cursos são oferecidos pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, que funciona no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica. As aulas ocorrem no período de uma semana.
Ministradas por universitários do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, as aulas da primeira turma começaram na última segunda (14) e segue até esta sexta-feira (18). “Os cursos de construção de robôs e design de jogos são ministrados em inglês, mas temos monitores que ajudam na mediação entre os alunos do MIT e do Centro Juvenil. Temos um simulador de voo para o curso de piloto virtual. É uma oportunidade muito interessante para quem gosta de tecnologia. Todos os alunos de Salvador que estão matriculados na rede estadual, do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, podem se inscrever”, explica a diretora do CJCC, Isabel Cristina.
O MIT é parceiro de projetos sociais ao redor do mundo, como o CJCC de Salvador. Estudante de ciência da computação na universidade americana, Pablo Villalobos está responsável pelo curso de desenvolvimento de jogos. Ele acredita que o projeto pode contribuir no desenvolvimento da tecnologia no Brasil. “São jovens com um potencial imenso e que devem ser estimulados a mergulharem cada vez mais nesse mundo. O estímulo correto pode trazer avanços incríveis”, afirma.
Fã de games, Leticia Roxo, aluna do 1º ano do Colégio Central, está aproveitando a oportunidade para expandir os horizontes. “Tem sido muito bom pra mim. Estou aproveitando cada momento do curso. Para a gente, que estuda em escola pública, essa é uma chance muito interessante de conviver e aprender com esses especialistas na área”. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no CJCC, ou neste link.
Sobre os Centros Juvenis
O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, com o objetivo de promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.
Repórter: Tácio Santos
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *