GeralNotícias

Museus terão atividades especiais no Dia das Crianças

A criançada que curte visitar museus tem motivos de sobra para comemorar neste mês de outubro. Diversos espaços vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão com uma programação especial para o Dia das Crianças.

Em Minas Gerais, o Museu Regional Casa dos Ottoni, localizado no município de Serro, abre suas portas durante todo o mês para piquenique, brincadeiras e leitura no jardim do museu. Ainda em terras mineiras, o Museu do Diamante (em Diamantina) promoverá contação de histórias e pintura facial, no dia 9, e uma gincana no quintal do museu, no dia 10.

Já o Museu Regional de São João del-Rei promoverá, de 8 a 11 de outubro, apresentação de fantoches e o Teatro de Palhaças, baseados em lendas indígenas e, no dia 11, a abertura da exposição “Sobre Bichos”, que apresenta imagens de animais da fauna brasileira que envolvem, segundo a artista, o natural e o místico.

Em Goiás, o Museu das Bandeiras animará a garotada com a realização de oficinas voltadas para os mitos e lendas brasileiros, com atividades lúdicas e criativas, através de Brincadeiras Populares, nos dias 9, 10 e 11. O museu promoverá, ainda, ações voltadas para a apresentação dos patrimônios imateriais brasileiros, em especial, as Cavalhadas, as bonecas Karajás (Iny) e outros registros imateriais.

No Maranhão, o Museu Casa Histórica de Alcântara, em parceria com o Museu Histórico de Alcântara e a Casa do Divino, realizará de 9 a 19 de outubro a ação “Museus: entre contos e brincadeiras”. Além da visitação aos museus, as crianças participarão de contação de histórias, dinâmicas e brincadeiras, culturais com foco no patrimônio cultural e ambiental de Alcântara. Já em Recife (PE), o Museu da Abolição promoverá no dia 13 de outubro a ação Aguarézinho – Festejos de Contos, com contação de histórias, música, dança, brincadeiras e africanidade.

Em Petrópolis (RJ), a Biblioteca Rocambole do Museu Imperial exibirá no dia 9 de outubro o filme “O Homem das Cavernas”, que traz um jogo de futebol entre os times de uma tribo de homens das cavernas, que busca recuperar o perfeito Vale, contra o poderoso inimigo da Idade do Bronze. Além disso, a Biblioteca tem em sua programação, a contação de várias histórias durante o mês.

De 12 a 14 de outubro, o Museu Histórico Nacional (RJ) apresentará o “Museu de Brincadeiras” – uma viagem a gerações passadas para crianças de 7 a 14 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, através de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos. Acessível para pessoas com deficiência visual e com deficiência auditiva, a atividade abordará a questão “O que é ser criança? ”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ibram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *