Meio Ambiente

Empresa de reciclagem de ferro atua com desengraxante ecológico

A Trufer – uma das maiores empresas brasileiras de reciclagem de materiais ferrosos para siderurgia e fundição, que processa 600 mil toneladas de materiais recicláveis por ano – relata diversos ganhos em sustentabilidade e economia desde que começou a utilizar desengraxante à base de água na limpeza de suas máquinas de grande porte, como escavadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras e guindastes.

Os equipamentos usados na remoção e transporte de sucata pela empresa são limpos atualmente com o desengraxante ecologicamente correto Quimatic ED SOLV, da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic. A solução foi escolhida por oferecer alto poder de desengraxe, ser biodegradável e não manchar ou oxidar as superfícies metálicas.

“Além de agora trabalharmos de forma mais sustentável na limpeza das máquinas, o custo com o descarte de resíduos diminuiu consideravelmente devido ao uso do produto”, informa Hugo Barros, engenheiro ambiental da Trufer.

De acordo com o profissional, após separar os resíduos gerados através de um sistema combinado de filtros e caixas separadoras, o óleo usado é armazenado em tanques estanques e, posteriormente, direcionado para o rerrefino. Assim, o que resta do desengraxante biodegradável pode ser descartado com segurança em rede comum de esgoto.

A empresa também reduziu custos, já que devido ao desengraxe ecologicamente correto não precisa mais providenciar alguns documentos e testes para as principais reguladoras ambientais, justamente pelo fato do produto ser biodegradável e os resíduos serem reaproveitados.

Entre os documentos e testes dispensados no caso do desengraxe ecológico estão o Cadri (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) e análises físico-químicas de resíduos em laboratório credenciado. A economia gerada chega a milhares de reais e, de acordo com o engenheiro ambiental, compensa o investimento em um produto ecológico.

O desengraxante Quimatic ED SOLV é utilizado para lavar cerca de 40 máquinas da linha amarela da Trufer, distribuídas nas unidades da empresa no país: a matriz em Diadema (SP) e as filiais em Taubaté (SP), Sumaré (SP), Resende (RJ), Contagem (MG) e São José dos Pinhais (PR).

Como estes equipamentos precisam girar até 360 graus durante a movimentação de sucatas, recebem muita graxa nos giros e eixos e acabam acumulando um alto volume de particulados de metal até a hora da limpeza.

Não inflamável e sem metais pesados em sua fórmula, o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV executa a tarefa com eficácia por conter na fórmula o aditivo ED, de Extremo Desengraxe. O produto também se destaca por ser indicado para todos os tipos de metal e possuir odor cítrico leve que não incomoda os operadores.

O uso do desengraxante ecologicamente correto é apenas uma das diversas ações que espelham o compromisso da Trufer com o meio ambiente. Entre outros cuidados, a empresa lava sua frota de 131 veículos com água da chuva (captada nos milhares de m² de telhados de galpões e guardada em reservatórios). A medida vem ajudando a companhia a reduzir em aproximadamente 25% o valor da conta de água.

Além disso, a empresa utiliza o aditivo Arla 32 no tanque de combustível de todos os seus veículos, reduzindo drasticamente a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) na atmosfera. (#Envolverde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *