Curso municipal pré-Enem recebe quase 500 inscrições

Propaganda

Com inscrições encerradas na última sexta-feira (11), o IngreSSAr recebeu 491 pedidos, sendo 348 realizados online e 143 presenciais. Promovido pela primeira vez pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão aulas iniciadas no segundo semestre deste ano, que posseguirão até a realização das provas, em novembro.

A ação visa ampliar o acesso de jovens de 15 a 19 anos da capital baiana em ações afirmativas que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam sua capacidade de inclusão, garantindo-lhes mais oportunidades no acesso à educação superior. A relação dos selecionados será divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) e nos meios de comunicação de grande circulação, informando sobre o procedimento para a efetivação da matrícula. Os cursos acontecerão nas instituições credenciadas pela Prefeitura.

A classificação para a participação do IngreSSAr será feita por meio das somas das pontuações dos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, inclusive os egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (5 pontos); ter cursado ensino médio na rede particular de ensino na condição de bolsista integral (3 pontos); inscritos no cadastro único para programas sociais do Governo Federal ou Municipal (2 pontos) – sendo que esta última não é uma prerrogativa obrigatória. É necessário que os selecionados estejam inscritos no Enem 2018 e apresentem, assim que solicitado, o comprovante de matrícula do exame.

Do total de vagas ficam reservadas 5% e 30%, respectivamente, às pessoas com Deficiência (Decreto Federal nº 5.296 de 02/12/2004) e aos que se declararem afrodescendentes (Decreto Municipal nº 24.846 de 21/03/2014). Também serão destinados 5% das vagas para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM).

SECOM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: