CiênciaSaúde

Ciência aponta qual o horário correto para se pesar

A balança costumar gerar controvérsias em quem faz dieta ou está tentando emagrecer. Há uma série de profissionais que defendem que o melhor é não se pesar. Mas tem gente que precisa acompanhar os ponteiros para ver a evolução da dieta e até de motivar a seguir firme e forte no plano alimentar. Se você faz parte desse segundo grupo, saiba que há uma maneira correta de se pesar.

De acordo com informações da “Reader’s Digest”, uma regra simples na hora de subir na balança fará com que o resultado mostrado no visor o utensílio seja mais o mais próximo da realidade possível.

A publicação lembra que o peso de uma pessoa sofre variações ao longo do dia, dependo do que comeu, da quantidade de alimento ingerido, da retenção ou não de líquido e de diversos fatores. Portanto, o primeiro passo é sempre se pesar no mesmo horário.

Segundo cientistas da Universidade do Colorado, o ideal é que esse horário seja logo pela manhã, depois de esvaziar a bexiga e antes de tomar café da manhã. O ponteiro provavelmente indicará um número menor do que se você se pesar no final do dia – o que pode dar uma injeção e tanto de ânimo para quem está tentando de livrar do peso extra – e também mais próximo a seu peso real, sem a influência da alimentação ou do que você fizer durante o dia.

Para que a pesagem seja mais precisa, você ainda deve se certificar que o utensilio está em uma superfície regular e deve pisar com os pés na plataforma. Além disso, fique parada.

Balança como aliada

O importante é não se iludir com o número que o ponteiro apontar, tanto para o bem quanto para o mal. Há quem não veja o número diminuir, mas está seguindo corretamente a alimentaçao saudável e está em excelente forma. Essa pessoa pode estar perdendo gordura e ganhando músculos, por isso o peso não diminui.

Entretanto, a balança já foi apontada como uma aliada da dieta. Segundo estudo publicado no periódico “Journal of Nutrition and Dietetics”, aqueles que emagrecem e seguiram uma rotina de se pesar apresentam menos chances de voltar a engordar. Além disso, de acordo com pesquisa da National Weight Control Registry, 75% das pessoas que conseguem perder peso mantém o hábito de se pesar.

Fonte: (iG )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *