MunicípiosNotíciasSaúdeSem categoria

Sesab reforça plantões em hospitais e realiza testes de DSTs durante o Carnaval

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai investir R$ 1,3 milhão para reforçar os plantões em quatro hospitais na capital baiana durante os dias de Carnaval e montará três postos de testagem para a detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, sendo dois em Salvador e um em Porto Seguro, no sul da Bahia. Os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Menandro de Faria (HGMF) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências com maior gravidade. 
Na capital, os postos de testagem para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) serão montados em Ondina, na Avenida Ademar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, será instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, farão aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeira, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionarão a partir da sexta-feira (24), das 17h à 1h. Haverá ainda distribuição de mais de 2 milhões de preservativos nos circuitos da festa. 
Combate ao Aedes aegypti 
Nos dias anteriores ao início do Carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica vai fazer pulverização de inseticida com carros fumacê nos circuitos Dodô e Osmar. O trabalho começou no dia 11. O fumacê será feito de três em três dias, até completar cinco ciclos, como preconiza o Ministério da Saúde para o controle do mosquito, responsável por transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya e que pode ser vetor para transmissão da febre amarela. No Pelourinho também haverá ação; por conta do difícil acesso de veículos, a borrifação de inseticida será feita com o uso da UBV (Ultra Baixo Volume) costal.
Campanhas 
Com o slogan ‘Não fique parado, doe Sangue’, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2017 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. O posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionará normalmente durante os dias de Carnaval, inclusive na segunda e terça-feira (27 e 28), das 7h30 às 18h30. A unidade estará fechada apenas no domingo. Na Quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h. 
Além da intensificação do atendimento da rede pública hospitalar e a atenção especial nas ações de prevenção das DSTs e Aids, a Sesab levará mensagens sobre doação de órgãos e tecidos nos percursos dos circuitos. Será feita distribuição de material educativo, além de veiculação de campanha publicitária. 
Foto: Leonardo Rattes/Sesab
(Foto: Leonardo Rattes/Sesab)

Risco de intoxicação
No período do Carnaval, aumenta o risco de ocorrência de intoxicações, sejam decorrentes de alimentos contaminados ou pelo uso, associado ou não, de energéticos, bebidas alcoólicas e outras drogas de abuso. Desta forma, a equipe do Centro Antiveneno (Ciave) alerta sobre o risco do uso de drogas e a prática de associar bebidas alcoólicas e energéticas, que têm sido cada vez mais frequentes, principalmente em períodos festivos. 
A maior preocupação é que este tipo de associação pode levar a um estado de ‘embriaguez desperta’, na qual a cafeína mascara a sensação de embriaguez, sem reduzir os prejuízos causados pela intoxicação, caracterizada pelo aparecimento de palpitação forte, tontura, mal-estar, sudorese e, principalmente, dor no peito e desmaio. De acordo com técnicos do Ciave, a combinação de energéticos com bebidas alcoólicas potencializa o risco de arritmias cardíacas, podendo causar morte súbita. Uma pessoa com suspeita de intoxicação precisa de socorro imediato, devendo ser conduzida para a unidade de atendimento de emergência mais próxima. 
Dicas de saúde  
Uma boa alimentação, à base de frutas, verduras e bastante líquido, moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a manutenção da calma em qualquer situação. Estas são algumas recomendações dos profissionais de saúde, que também alertam para a importância do uso do preservativo como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids. 
Os profissionais também advertem que lavar as mãos com frequência, comer apenas alimentos bem cozidos, lavar bem frutas e verduras e observar a data de validade dos alimentos são medidas necessárias para prevenir diarreias. Caso apresente diarreia, o folião deve aumentar a ingestão de líquidos, usar reidratante oral ou soro caseiro e, se necessário, procurar uma unidade de saúde.
Fonte: Ascom/Sesab 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *